O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

TODO O ISRAEL SERÁ SALVO?

O ponto de partida deste texto é Romanos 11:25 a 36

Esta é a pergunta que está nos corações de muitos cristãos.
Muitos de nós interrogam-se: Se os que não creem que o Senhor Jesus é o Filho de Deus e não é o Messias Salvador, estão salvos apenas porque pertencem a uma das doze tribos de Israel? Porque é que o Senhor exigiria que outros tenham de crer no Senhor Jesus como Filho de Deus, como Messias Salvador e ainda tenham de percorrer  o caminho em santidade? Será que Deus faz excepção de pessoas? Será que essa suposta possibilidade é baseada na raça, nacionalidade, condição social ou sexo? Será que um israelita  injusto, incrédulo e pecador está salvo ou mesmo que seja muito cumpridor da Lei? Será que o facto de Deus os ter escolhido no meio de todas as nações e dos Seus dons serem irregováveis, lhes dão um passaporte para a vida eterna, mesmo não tendo recebido o Senhor Jesus e serem incrédulos? Será que é mesmo isso que o apóstolo Paulo estará a ensinar no capítulo 11 de Romanos? Estas e outras perguntas semelhantes, colocam duas principais questões em destaque e elas têm tudo a ver com a justiça de Deus!

1- Será Deus justo se eleger uns para a vida eterna, mesmo incrédulos, em detrimento de outros que não elegeu mas a quem diz que só herdarão a vida eterna se forem crentes e santos?

2- Será que o Senhor Jesus só morreu na cruz, para salvar os gentios?

À primeira questão, o próprio apóstolo Paulo responde da seguinte forma no capítulo 10:3,4 da mesma carta aos Romanos:

"Porquanto ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus. Porque o fim da Lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê."

Quem ignora e não se submete ao que Deus diz e não é justificado dos seus pecados pelo Senhor Jesus, estará salvo?

E o apóstolo Paulo diz no capítulo 11:30 a 32:

"Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles, assim também agora eles se tornaram desobedientes, a fim de que também recebam agora misericórdia, graças à misericórdia de Deus para com vocês. Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos".

A pergunta que faço é: Como é que Deus exerceu misericórdia para com todos? Não terá sido quando amou o mundo e deu o Seu Filho Unigénito para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna? (João 3:16).

No versículo 26 do capítulo 11 de Romanos, Paulo cita uma profecia feita por Isaías, que diz o seguinte:

"Virá de Sião o redentor que desviará de Jacob a impiedade. E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados".

Vamos analisar o que Paulo citou e Isaías profetizou: Não foi Isaías o profeta que mais claramente e insistentemente profetizou acerca do Senhor Jesus e da Sua missão redentora? Não se cumpriu esta profecia no Senhor Jesus? Não é Ele o Redentor de todo aquele que se arrepender e O receber? Não é Ele quem trouxe uma Nova Aliança no Seu sangue, uma Aliança superior e eterna? (Hb.7:22). Não foi o Senhor Jesus que afirmou: "Ninguém vem ao Pai a não ser por mim"? Como então poderão incrédulos, que não O receberam, irem mesmo assim ao Pai? Parece-me a mim que, afirmar-se que todo o Israel será salvo e descartar-se todas as pregações e o contexto em que essa afirmação do apóstolo Paulo se insere, será bastante perigoso.

A resposta à segunda questão, envolve novamente a profecia de Isaías e a promessa da vinda do Redentor com uma Nova Aliança, que também é referida na profecia de Jeremias 31:31 a 34 descrita e citada pelo escritor do livro de Hebreus 8:8 a 13. Esta é a Nova Aliança no Sangue do Senhor Jesus derramado na cruz. Não será uma aliança específica para judeus e só para judeus num futuro que há-de vir mas a que o Senhor Jesus já trouxe para todo aquele que Nele crer, pois "nesta nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos" (Cl.3:11).
Vemos assim, que Deus na Sua justiça, colocou todos (judeus e gentios) debaixo da desobediência para exercer misericórdia para com todos, pela Sua Graça e Amor através do sacrifício feito na cruz pelo Senhor Jesus. 
O apóstolo Paulo explicou isso aos Efésios do seguinte modo:

"Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando no seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objectivo Dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois num corpo, por meio da cruz, pela qual Ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio Dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito" (Ef.2:11 a 18).

No início do capítulo 11 da carta aos romanos, Paulo diz algo muito importante que cito:

"Pergunto pois, acaso Deus rejeitou o Seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o Seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme a Escritura? "Senhor, mataram os teus profetas e derrubaram os teus altares; sou o único que sobrou e agora estão procurando matar-me." E qual foi a resposta divina? "Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal". Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça." (vers.1 a 6).

Se como alguns dizem, o Senhor virá uma terceira vez, para vir buscar os judeus para salvá-los e julgam ter essa crença fundamenta neste capítulo 11 de Romanos, porque é que então Paulo teve de se converter ao Senhor Jesus e sofrer tanta perseguição vinda da parte dos judeus, se sem nada disso estaria também salvo? Faz a vida de Paulo em Cristo, algum sentido à luz dessa crença? Ao contrário, Paulo diz que sendo israelita faz parte do remanescente que pela Graça se converteu ao Senhor Jesus, aceitando a justiça que vem pela fé em Cristo e não pelas obras da Lei. Ele está a ensinar que Deus prometeu deixar um remanescente do povo escolhido na antiga aliança, que se salvará pela fé no Senhor Jesus, a fé que Abraão também teve.
Todos  os primeiros discípulos de Cristo foram judeus, o próprio Senhor Jesus disse que tinha vindo para os Seus mas que eles não O receberam. E disse também:

"Eu sou a porta; quem entra por mi será salvo. Entrará  e sairá, e encontrará pastagem. O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente...Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor" (estes são os destaques da pregação que o Senhor fez, descrita em João 10:10 e 16).

Não é verdade que os doze apóstolos, Paulo e tantos outros foram também judeus? Porque é que se tiveram de converter ao Senhor Jesus? Não foi o Senhor Jesus quem os escolheu? Como escolheu o povo hebreu no passado? Como já lemos na carta escrita aos Efésios, o objectivo do Senhor, era criar em si mesmo dos dois (judeus e gentios) um novo homem e pela paz reconciliar com Deus os dois num só corpo. E que corpo será esse? Não será o corpo de Cristo, isto é, a Igreja?

Essa é a mesma pregação feita em inúmeras passagens bíblicas que deixo aqui algumas como exemplo:

"Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram baptizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa" (Gálatas 3:26 a 29).

"De nada vale ser cincuncisado ou não. O que importa é ser uma nova criação" (Gálatas 6:15).

"Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras" (Tito 2:11 a 14).

"Pois foi do agrado de Deus que Nele habitasse toda a plenitude, e por meio Dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo Seu sangue derramado na cruz" (Cl.1:19,20).

O apóstolo Paulo resume tudo o que tenho tentado dizer neste texto, quando escreveu em Gálatas 2:15,16, de modo a que não restem dúvidas:

"Nós, judeus de nascimento e não 'gentios pecadores', sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Jesus Cristo para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado".

Deus prometeu que não destruiria o Seu povo eleito no passado e que deixaria sempre um remanescente no cumprimento dessa promessa. Esse é o privilégio deles, porque deles é a adoração de filhos; deles é a glória divina; as alianças; a concessão da Lei; a adoração no templo e as promessas; deles são os patriarcas e a partir deles traça-se a linhagem humana de Cristo que é Deus. Mas é o próprio Paulo quem diz em Romanos 11:13,14:

"Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo  para os gentios, exalto o meu ministério, na esperança de que de alguma forma possa provocar ciúme no meu próprio povo e salvar alguns deles".

É caso para se perguntar: porque é que Paulo se preocupa tanto em provocar ciúmes aos judeus para os salvar? Então, não se lembra já, de que disse que todo o Israel será salvo um dia?

Mas disse o Senhor Jesus descrito em João 6:48 a 51:

"Eu sou o pão que desceu dos céus. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre".

Assim no futuro predito no livro do Apocalipse, não será só o incrédulo judeu que não estará salvo mas também todo aquele que dizendo-se cristão mas é morno e abandonou o seu primeiro amor, que é um pecador e não se arrepende, que tem um pé no mundo e um pé em Jesus e pensa que é rico por fazer caridade, frequentar os cultos, ofertar e que assim tudo vai bem, não está no verdadeiro Cristianismo. Terá de se arrepender e de se firmar no Senhor Jesus, pois cada vez mais os tempos serão difíceis para os cristãos; já estamos a viver o início das "dores", o esfriamento do amor e a apostasia já se está a avolumar cada vez mais:

"Se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador? (1Pedro 4:18).

Concluo então: muito ficou por dizer sobre este assunto mas este texto apenas deseja incentivar as pessoas  a buscarem mais revelação, pois quem quiser ler o livro de Hebreus, certamente poderá verificar que todo o ensinamento contido nele é exactamente para dizer que houve duas alianças e a que o Senhor Jesus nos trouxe, é a única que verdadeiramente nos pode salvar, seja quem for, seja qual for a nacionalidade, pois a antiga aliança deu lugar à Nova Aliança no sangue do Senhor Jesus, que é superior e eterna. Os judeus têm de perceber isto, os adeptos do judaísmo têm de perceber isto, os que acham que eles estão salvos façam o que fizerem, têm de perceber isto.

Também quero deixar ainda esta nota: Em Romanos 11, especialmente a partir do versículo 25 em diante, o apóstolo Paulo usa o mesmo estilo de narrativa já antes usado no capítulo 7 da mesma carta aos Romanos. Nesse capítulo 7, parece que Paulo está a dizer que continua a ser um pecador, quando no capítulo 6, afirma que morreu para o pecado e portanto não pode continuar a viver nele (vers.2). E no entanto, no capítulo 7, até parece que está a apresentar-se ainda como um pecador. Ou ainda quando afirma na sua primeira carta a Timóteo que, de todos os pecadores ele é o pior (1Tm.1:15) mas isso sabemos que não é verdade pois ele foi santo e em parte alguma do Novo Testamento é dito que os que foram salvos pelo Senhor Jesus continuam a ser pecadores. Portanto este é o mesmo tipo de narrativa que Paulo usou no capítulo 11; parece que Paulo ao escrever para essas pessoas no presente, refere-se a coisas que aconteceram no passado: no passado e antes de se converter ao Senhor Jesus, ele foi o pior dos pecadores por perseguir a Igreja de Cristo; no passado ele via o pecado a actuar no seu corpo e nos seus pensamentos embora fosse fiel à Lei mas ela não o redimiu dos seus pecados; no passado Deus elegeu os israelitas e prometeu que não haveria de os destruir completamente, deixando agora um remanescente para ser salvo pela Graça do Senhor Jesus. É isto que eu creio que Paulo está a dizer aos Romanos e não está a dizer que o Senhor Jesus virá uma terceira vez para os salvar definitivamente.