O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

QUEM É O SEU “ISAQUE”?

Este texto é dirigido àquelas pessoas que se dizem cristãs e afirmam convictamente que Deus está em primeiro lugar nas suas vidas, como Ele ordena que assim seja. A Bíblia diz em 1ª Coríntios 11: 31 
“Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo”
Cada cristão deve a cada dia se examinar a si mesmo perante a Palavra de Deus. Quando a pessoa faz isto com toda a sinceridade e temor a Deus, então o Espírito Santo nos mostra os “Isaques” de cada um de nós, e providencia um caminho para nos libertarmos deles e voltarmos a colocar Deus em primeiro lugar nas nossas vidas. Vamos esclarecer o que é um “Isaque”. Começamos por Abraão em Génesis 17:17,18,19
“Abraão prostrou-se, rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: “Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos?”  E Abraão disse a Deus: “Permite que Ismael seja o meu herdeiro!” Então Deus respondeu: “Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque”.
O maior sonho de Abraão era ter o seu descendente com a sua esposa Sara, mas só conseguiu aos 100 anos de idade, o nome dele era Isaque, por isso a razão deste texto. Quando Deus nos concede bênçãos, há um zelo que temos de ter: Ficamos tão felizes por termos sido abençoados, que por vezes a bênção acaba por tomar o lugar de Deus nas nossas vidas. É certo que quase ninguém admite que alguma coisa ou alguém, possa tomar o lugar de Deus em nossas vidas, mas a realidade é muito diferente, por isso cada um deve-se examinar a si mesmo e pedir ao Espírito Santo que nos mostre e nos ajude a libertar disso. No caso de Abraão vamos ler o que aconteceu em Génesis 22:1 a 12
“Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão!” Ele respondeu: “Eis-me aqui”. Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”. Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque, seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direcção ao lugar que Deus lhe havia indicado. No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe. Disse ele a seus servos: “Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos”. Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos, Isaque disse a seu pai  Abraão: “Meu pai!”  “Sim, meu filho”, respondeu Abraão. Isaque perguntou: “As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar  seu filho. Mas o Anjo do SENHOR o chamou do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele. “Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.”
Que provação passou Abraão, ninguém pode imaginar o que se passou na cabeça dele nesses três dias. O seu único filho, pelo qual ele tinha esperado 100 anos, e agora se encontrava numa idade em que os laços entre pai e filho são certamente os mais fortes, porque já não é mais uma criança e ainda não é um adolescente. É uma fase de plena comunhão onde o pai é total referência para o filho e o filho é total fonte de prazer para o pai. Agora a pergunta que fica é porque Deus fez isto a Abraão? Afinal de contas foi Deus que abençoou Abraão e agora nesta altura da vida porque pediu o filho em sacrifício? A resposta está nas passagens bíblicas abaixo:
 Êxodo 20:20.
“Moisés disse ao povo: “Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar”
Tiago 1:2,3,4,12.
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter acção completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que O amam.”
1ªPedro 1:6,7,8,9.
“Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Mesmo não O tendo visto, vocês O amam; e apesar de não O verem agora, crêem Nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.”
Se Abraão não tivesse passado por esta prova certamente ele iria pecar contra Deus, ao colocar a cada dia Isaque mais importante que Deus nas prioridades da sua vida. Quantos cristãos já estão tão longe de Deus por causa dos seus “Isaques” mas ainda pensam que  estão com Deus? Vamos enumerar alguns dos “Isaques” dos cristãos:
  • “Este cônjuge que Deus me deu é tudo para mim.”
  • “Estes filhos que Deus me deu são a razão da minha vida.”
  • “Deus sabe que este emprego que Ele me deu, é a minha segurança, por isso sou feliz.”
  • “Se eu não casar então prefiro morrer.”
  • “Se eu não tirar um curso superior, então nunca serei feliz.”
  • “Eu sei que Deus entende e aceita esta minha maneira de agir que não está de acordo com a Sua Palavra.”
  • “Eu preciso de me virar com todo o tipo de trabalho que aparece para mim, porque a comida não cai do céu.”
  • “Se eu não sonegar alguns impostos como vou sustentar a família que Deus me deu?”
  • “Se eu não fizer mais horas extras no meu emprego como vou subir na vida? Afinal no Domingo já vou ao culto.”
  • “Esta pessoa realmente é o máximo para mim.”
  • “O meu trabalho é a fonte da minha realização, pessoal profissional e material.”
  • “Sou fã incondicional dessa pessoa.”
  • “Adoro esta pessoa, ou este lugar, ou esta comida, ou este filme, ou este actor, ou este meu animal de estimação, ou este meu carro, ou esta minha casa, ou este tempo que dedico a estas pessoas ou a mim próprio, etc.”
Existem todos os tipos de “Isaques”, mas não gostamos de nos confrontar com eles, porque temos a certeza de que eles não estão acima de Deus, mas este é o maior dos enganos que existe no meio cristão em todos os lugares. Na prática os “Isaques”estão sim acima de Deus para as pessoas, é só observar as mais diversas reacções delas quando Deus as põe à prova, chegam ao ponto de falar coisas horríveis sobre Deus tais como culpá-Lo das provações que estão a passar. Deus põe as pessoas à prova para mostrar às pessoas o que na realidade está no coração delas e assim elas poderem se quebrantar e Ele moldar o carácter delas. O cristão tem de acreditar que o que está escrito na Bíblia é a Verdade absoluta, e não a distorcer para se tentar justificar dos seus pecados. Deus diz em Mateus 22:37,38
“Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento.”
Mateus 10:37
“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a Mim(Jesus) não é digno de Mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a Mim não é digno de Mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de Mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.”
Mateus 6:33
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”
Nestes versículos Deus deixa alguma dúvida do que Ele quer que nós façamos? Ele coloca literalmente as prioridades para nós ou não? Não se tem como negar que está escrita a vontade de Deus na Bíblia, então só nos resta desejar obedecer e pedir ao Espírito Santo que nos capacite para realizar o que Deus quer de nós. Temos de fazer exactamente como está escrito no livro do profeta Habaquque 3:17,18,19.
“Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no SENHOR e me alegrarei no Deus da minha salvação. O SENHOR, o Soberano, é a minha força; Ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos.”
Em resumo: Examine-se a si mesmo perante a Bíblia, depois reconheça os seus “Isaques” e peça perdão a Deus, finalmente peça ao Espírito Santo que o capacite de voltar a pôr Deus em 1º lugar na sua vida. Só faça tudo isto se for com toda a sinceridade do seu coração, caso contrário serão só palavras vãs.