O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

A JUSTIÇA DE DEUS.

Em toda a Bíblia fala-se muito da Justiça de Deus, mas muitas vezes temos dificuldade em compreender e aceitar os actos da Justiça de Deus como actos justos, por isso vamos compartilhar o que nos tem sido revelado pelo Espírito Santo, na Palavra de Deus. Todas as pessoas têm opiniões diferentes sobre o que é certo e o que é errado. Cada uma tem o seu conceito do que ela acha que é certo, e o que ela acha que é errado, ou seja, cada pessoa cria a sua própria justiça, segundo os seus interesses! Vamos exemplificar: Se você é fã de futebol, não acha errada a confusão gerada nos dias do jogo, no bairro em que está o estádio. Já para quem mora nos arredores do estádio e não é fã de futebol, só restam duas opções: suporta isso ou muda-se! Percebemos que o certo para nós é aquilo que nos convém e agrada, independente do prejuízo que cause ao nosso semelhante! As pessoas vão muito além disso, e até querem dizer como Deus deveria ser e agir. Não é difícil ouvir, até mesmo entre aqueles que acham que são cristãos, que o Deus do Antigo Testamento era muito sanguinário, ditador, mau, etc. Essas opiniões surgem porque as pessoas não querem perceber e nem aceitar, que o único Deus criador de tudo, é totalmente Justo em tudo o que diz e faz, a Sua Justiça é sempre totalmente perfeita, apesar da maior parte das vezes ela é incompreensível para a sabedoria humana.
"7 Minha boca fala a Verdade, pois a maldade causa repulsa aos Meus lábios.
8 Todas as Minhas Palavras são justas; nenhuma delas é distorcida ou perversa. 9 Para os que têm discernimento, são todas claras, e retas para os que têm conhecimento."
(Provérbios 8:7 a 9)

"8 Pois os Meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os Meus caminhos”, declara o SENHOR. 9 “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os Meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os Meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos." (Isaías 55:8,9)
Agora vamos falar do maior acto de Justiça que Deus fez em favor de toda a Humanidade. Em primeiro lugar, este estudo só lhe será útil, se souber o que é fé em Deus, sugiro-lhe que comece por ler o texto: “O que é a fé?”, Clique aqui! Vamos conferir na Bíblia porque precisamos da fé em Deus para entendermos a justiça de Deus:
"Porque no evangelho é revelada a Justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”." (Romanos 1:17)
Percebemos que só na Bíblia é que podemos aprender sobre a Justiça de Deus e esse conhecimento só será útil se for recebido com fé em Deus. Leia agora o maior acto de Justiça que Deus fez em favor de toda a Humanidade:
"21 Mas agora se manifestou uma Justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, 22 Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, 23 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente por Sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. 25 Deus O ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo Seu sangue, demonstrando a Sua Justiça. Em Sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26 mas, no presente, demonstrou a Sua Justiça, a fim de ser Justo e Justificador daquele que tem fé em Jesus." (Romanos 3:21 a 26)
Deus decreta nestas passagens que todo e qualquer ser humano pode ser salvo da perdição eterna no inferno, se colocar a sua fé em Jesus Cristo, mas o que isto realmente quer dizer? É só acreditar sem duvidar, que o sangue que Jesus derramou na cruz, serviu para pagar os nossos pecados, por isso Deus deixou de estar irado connosco e passámos a ser pessoas com acesso a Ele. Você pode estar a pensar agora, que se você fosse Deus não agiria assim, não seria preciso o sacrifício de ninguém muito menos do seu filho amado, e tudo isto poderia ser resolvido com um boa conversa entre as partes, talvez num agradável jantar regado a bom vinho! E também que essa maneira sanguinária de resolver as coisas é muito rude e primitiva, certamente haveria muitas outras formas de Deus fazer justiça, para reconciliar a Humanidade consigo. Mas leia a opinião de Deus nestas passagens:
"22 De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão(de pecados)." (Hebreus 9:22)
"18 Onde esses(nossos) pecados foram perdoados, não há mais necessidade de sacrifício por eles. 19 Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos(na presença de Deus) pelo Sangue de Jesus, 20 por um novo e vivo caminho que Ele(Jesus) nos abriu por meio do véu, isto é, do Seu corpo. 21 Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. 22 Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura. 23 Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois Aquele que prometeu é fiel. 24 E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras." (Hebreus 10:18 a 24)
O acto de fé em receber a graça de Deus para ser salvo do inferno, é só o começo do Caminho em direcção à Vida eterna ao lado de Deus, e neste caminho temos de ser abundantes em amor e boas obras, não em pecados, a fé tem de ser seguida de muitas boas obras até ao final da nossa vida, leia porquê:
"20 Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? 21 Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? 22 Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. 23 Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”e, e ele foi chamado amigo de Deus. 24 Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé." (Tiago 2:20 a 24)
A Justiça de Deus é tão perfeita que para a maioria das pessoas ela parece uma grande injustiça. Imagine que a uma pessoa lhe fosse dito: se ela desse o seu filho em sacrifício, os mais perigosos bandidos do planeta seriam libertos da prisão perpétua e teriam uma nova chance de começar uma nova vida! Ela certamente diria que isso era o acto mais injusto que se podia fazer em todo Universo. Mas Deus (que nunca pecou) fez isso com o Senhor Jesus (que também nunca pecou) por nós pecadores. Você pode achar que não é um pecador tão mau assim e que há muitas pessoas muito piores que você. Mas não se esqueça que segundo a Justiça de Deus, se você morrer agora, mesmo nunca tendo matado ninguém intencionalmente, ou mesmo violado alguém, você irá para o mesmo lugar junto todos os que fizeram essas coisas horríveis, e também não se arrependeram, ou seja, não aceitaram Jesus pela fé e não viveram segundo os seus mandamentos a cada dia. Esse lugar inicialmente é o inferno e no fim será o lago que arde com fogo e enxofre por toda a eternidade!
"Mas os cobardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”." (Apocalipse 21:8)
Veja bem: todos os mentirosos, todos os idólatras e os todos os cobardes, juntos (no mesmo lugar e em constante agonia por toda eternidade) com os assassinos, os pedófilos, os bruxos, etc, etc. Você pode achar que tudo isso é muito injusto, mas na verdade é a perfeita Justiça de Deus, quer você aceite ou não! Como Deus não vai mudar, então quem tem que mudar é você! Ele por Sua Justiça, dá-lhe todas as capacidades necessárias para você mudar da sua vida abundante de pecados, para uma vida abundante de boas obras e no final a Vida eterna ao lado Dele.(Se quer saber mais sobre o que são boas obras, leia o texto: As boas obras que devemos fazer, clique aqui!)
"Porquanto, ignorando a Justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à Justiça de Deus." (Romanos 10:3)
A Bíblia regista inúmeros actos da Justiça de Deus, por isso devemos lê-la para conhecermos Deus e nos submetermos a Ele, em vez de O culparmos por tudo o que nos acontece de mal, e também para parámos de achar que conseguiríamos ser mais justos que Ele.
"16 Toda a Escritura(a Bíblia) é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça(de Deus), 17 para que o homem de Deus(o cristão genuíno) seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."
Enquanto é tempo devemos viver de acordo com a Justiça de Deus e não de acordo com a nossa, porque no Dia do Juízo seremos julgados pela Justiça de Deus, se vivemos de acordo com ela o nosso lugar será ao lado de Deus, mas se vivemos de acordo com a nossa justiça o lugar será o inferno.
"29 Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem. 30 No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. 31 Pois estabeleceu um Dia(o do Juízo) em que há de julgar o mundo com Justiça, por meio do homem(Jesus) que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-O dentre os mortos”." (Actos dos Apóstolos 17:29 a 31)
"24 Eu(Jesus) lhes asseguro: Quem ouve a Minha Palavra e crê Naquele que Me enviou, tem a Vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. 25 Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão. 26 Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em Si mesmo, Ele concedeu ao Filho ter vida em Si mesmo. 27 E deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 28 “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a Sua voz 29 e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a Vida(eterna), e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados. 30 Por Mim mesmo, nada posso fazer; Eu julgo apenas conforme ouço, e o Meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a Mim mesmo, mas Àquele que Me enviou. (João 5:24 a 30)
Sugerimos que leia também este texto: “Deus estava lá!”, clique aqui!