O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

A PARÁBOLA DAS DEZ MINAS.

Este estudo é fundamentado nos versículos do evangelho de Lucas 19:11 a 27.
“Estando eles a ouvi-lo, Jesus passou a contar-lhes uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e o povo pensava que o Reino de Deus ia se manifestar de imediato. Ele disse: “Um homem de nobre nascimento foi para uma terra distante para ser coroado rei e depois voltar. Então, chamou dez dos seus servos e lhes deu dez minas. Disse ele: ‘Façam esse dinheiro render até a minha volta’. “Mas os seus súbditos o odiavam e por isso enviaram uma delegação para lhe dizer: ‘Não queremos que este homem seja nosso rei’. “Contudo, ele foi feito rei e voltou. Então mandou chamar os servos a quem dera o dinheiro, a fim de saber quanto tinham lucrado. “O primeiro veio e disse: ‘Senhor, a tua mina rendeu outras dez’. “ ‘Muito bem, meu bom servo!’, respondeu o seu senhor. ‘Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades.’ “O segundo veio e disse: ‘Senhor, a tua mina rendeu cinco vezes mais’. “O seu senhor respondeu: ‘Também você, encarregue-se de cinco cidades’. “Então veio outro servo e disse: ‘Senhor, aqui está a tua mina; eu a conservei guardada num pedaço de pano. Tive medo, porque és um homem severo. Tiras o que não puseste e colhes o que não semeaste’. “O seu senhor respondeu: ‘Eu o julgarei pelas suas próprias palavras, servo mau! Você sabia que sou homem severo, que tiro o que não pus e colho o que não semeei. Então, por que não confiou o meu dinheiro ao banco? Assim, quando eu voltasse o receberia com os juros’. “E disse aos que estavam ali: ‘Tomem dele a sua mina e dêem-na ao que tem dez’. “ ‘Senhor’, disseram, ‘ele já tem dez!’ “Ele respondeu: ‘Eu lhes digo que a quem tem, mais será dado, mas a quem não tem, até o que tiver lhe será tirado. E aqueles inimigos meus, que não queriam que eu reinasse sobre eles, tragam-nos aqui e matem-nos na minha frente!’ ”
Muitas vezes no nosso Caminho em direcção à Vida eterna, queremos que Jesus se adapte às nossas expectativas e desejos. Temos imensa dificuldade em aceitar o que Ele de facto diz e ensina, porque na maioria das vezes os ensinos não vão de encontro ao que nós queremos ouvir ou praticar. Este grupo de pessoas que acompanhavam Jesus a Jerusalém também estavam com essa mesma dificuldade. Ambicionavam um rei Judeu para combater a ocupação e opressão romana no seu território e já tinham depositado em Jesus estas suas convicções. Mas Jesus sabia o que ia nas suas mentes e por isso contou-lhes esta parábola. No versículo12 Ele Jesus disse:
“Um homem de nobre nascimento foi para uma terra distante para ser coroado rei e depois voltar.”
Em toda a terra, nunca nasceu ninguém mais nobre do que Jesus Cristo, Filho de Deus Todo Poderoso, Criador de tudo. Jesus é Deus que se despiu da Sua glória para vir habitar no meio de nós e ser nosso Rei e Senhor. Em Filipenses 2: 5 a 11 diz:
“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”
Depois de cumprida a Sua missão amorosa voltou para a glória de Deus Pai e sentou-se à Sua direita a interceder por nós. Em Lucas 19 versículo 13 diz:
“Então, chamou dez dos seus servos e lhes deu dez minas. Disse ele: ‘Façam esse dinheiro render até à minha volta’.”
Percebemos neste versículo que Jesus diz que chamou dez dos seus servos. Só é servo quem tem um Senhor, neste caso Jesus Cristo nosso Salvador. Aqui Jesus está a dizer que nos confiou uma riqueza para nós gerirmos até à Sua volta no dia do Juízo final: A mensagem da cruz! O evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo! Jesus comissionou-nos a todos nós que somos servos Dele quando disse no Evangelho de Marcos 16:15,16:
“E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for baptizado será salvo, mas quem não crer será condenado”
Mas o que aconteceu? Vamos ler em Lucas 19:14,15 onde Jesus conta:
“Mas os seus súbditos o odiavam e por isso enviaram uma delegação para lhe dizer: ‘Não queremos que este homem seja nosso rei’. “Contudo, ele foi feito rei e voltou. Então mandou chamar os servos a quem dera o dinheiro, a fim de saber quanto tinham lucrado.”
Jesus estava a profetizar exactamente o que iria acontecer com Ele em breve. Jesus veio para os seus (o povo Judeu), mas eles não O reconheceram, não O aceitaram como Rei das suas vidas e exigiram que os romanos O crucificassem. Os romanos contra protestos dos Judeus colocaram uma tabuleta na cruz onde estava escrito: “Rei dos judeus”. Jesus no dia do Juízo irá avaliar as nossas obras, tanto as dos que O servem como as dos que não O aceitaram como Deus Salvador. Aos que percorreram o Caminho estreito da santidade em direcção à Vida eterna com Deus, Jesus recompensará como exemplifica nos seguintes versículos de Lucas 19:16 a 19.
“O primeiro veio e disse: ‘Senhor, a tua mina rendeu outras dez’.“ ‘Muito bem, meu bom servo!’, respondeu o seu senhor. ‘Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades.’“O segundo veio e disse: ‘Senhor, a tua mina rendeu cinco vezes mais’. “O seu senhor respondeu: ‘Também você, encarregue-se de cinco cidades’.
O servo que foi chamado em seguida, não cumpriu o seu ministério. Jesus deu-lhe a missão mas ele não realizou a obra. Nos versículos 20 a 23 diz:
“Então veio outro servo e disse: ‘Senhor, aqui está a tua mina; eu a conservei guardada num pedaço de pano. Tive medo, porque és um homem severo. Tiras o que não puseste e colhes o que não semeaste’. “O seu senhor respondeu: ‘Eu o julgarei pelas suas próprias palavras, servo mau! Você sabia que sou homem severo, que tiro o que não pus e colho o que não semeei. Então, por que não confiou o meu dinheiro ao banco? Assim, quando eu voltasse o receberia com os juros’.”
Este servo não realizou a obra e ainda se justificou deturpando a Palavra de Deus ao dizer que Jesus tira o que não põe e colhe o que não semeou. É uma blasfémia contra Jesus e uma heresia contra uma maravilhosa lei de Deus. Em Marcos 4:26.
“O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita.”
É muito grave quando se deturpa a Palavra de Deus! É assim que nascem as religiões e as seitas. Deturpa-se um versículo, acrescenta-se outro fora de contexto; uma “visão” aqui, uma falsa profecia acolá e já se segue “um jesus” que serve de isco para os mais ignorantes da Palavra de Deus que é a Bíblia, ou para os que são preguiçosos para a ler. Seja de que forma for, estão todos errados aos olhos de Deus e vão pagar caro. Deus diz que nos vai julgar por todas as palavras que proferirmos. Mateus 12:37.
“Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados”.
Continuando na parábola das dez minas, Jesus promete nos versículos 24 e 25:
“E disse aos que estavam ali: ‘Tomem dele a sua mina e dêem-na ao que tem dez’. “ ‘Senhor’, disseram, ‘ele já tem dez!’  “Ele respondeu: ‘Eu lhes digo que a quem tem, mais será dado, mas a quem não tem, até o que tiver lhe será tirado.”
Servo bom é aquele que no caminho estreito que leva à Vida eterna com Deus, não se desvia do que Jesus ensina na Bíblia que é a Palavra de Deus. A Bíblia é Deus a falar connosco, é a Verdade Absoluta! As Suas Palavras têm poder. Nela somos ensinados a discernir o que é certo ou errado, o que é verdadeiro e o que é falso. Somos aconselhados a colocar em prática o que aprendemos para experimentarmos a vontade de Deus para nós. Romanos 12: 2.
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
No último versículo desta parábola podemos ver o que acontece àqueles que durante a suas vidas, desprezaram Jesus e não O aceitaram como seu único Deus Salvador; não O honraram, não Lhe deram graças e não Lhe obedeceram. Versículo 27:
“E aqueles inimigos meus, que não queriam que eu reinasse sobre eles, tragam-nos aqui e matem-nos na minha frente!”
Sabemos que o fim deles é no lago de fogo e enxofre, para onde irá também satanás, todos os seus demónios. Deus é tão bom que deixou a Sua Palavra que é a Bíblia, para tomarmos conhecimento de tudo e evitarmos destino tão horrível.