O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

DEUS ODEIA, DETESTA, ABOMINA?

Todas as pessoas têm o dever de conhecer Deus o Criador de tudo, você provavelmente conhece a expressão: “Deus é amor”, sabemos que a grande maioria das pessoas que a usa, nem imagina o que realmente ela quer dizer, se você quer saber um pouco sobre o verdadeiro sentido da expressão Deus é amor, sugiro que leia o texto: “Deus é amor”, clique aqui”! Mas afinal como responder á pergunta: Deus odeia, detesta, abomina? Para respondermos a esta pergunta, vamos como sempre á Palavra de Deus que é a Bíblia, no livro de Óseias capitulo 9 versículo 15 diz:
“Toda a sua impiedade começou em Gilgal; de fato, ali os odiei. Por causa dos seus pecados Eu os expulsarei da Minha terra. Não os amarei mais; todos os seus líderes são rebeldes.”
No evangelho de Lucas capitulo 16 versículo 14,15 diz:
"14 Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus. 15 Ele lhes disse: “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece o coração de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus."
No livro de Zacarias capítulo 8 versículos de 13 a 17 diz:
"14 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: “Assim como Eu havia decidido castigar vocês sem compaixão quando os seus antepassados me enfureceram”, diz o SENHOR dos Exércitos, 15 “também agora decidi fazer de novo o bem a Jerusalém e a Judá. Não tenham medo! 16 Eis o que devem fazer: Falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais; 17 não planejem no íntimo o mal contra o seu próximo, e não queiram jurar com falsidade. Porque Eu odeio todas essas coisas”, declara o SENHOR."
No livro de Malaquias capitulo 2 versículo 16 diz:
Eu odeio o divórcio”, diz o SENHOR, o Deus de Israel, “e também odeio homem que se cobre de violência (Ou cobre sua mulher de violência) como se cobre de roupas”, diz o SENHOR dos Exércitos. Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis."
No livro de Deuteronómio capitulo 12 versículo 31 diz:
“Não adorem o SENHOR, o seu Deus, da maneira como fazem essas nações, porque, ao adorarem os seus deuses, elas fazem todo tipo de coisas repugnantes que o SENHOR odeia, como queimar seus filhos e filhas no fogo em sacrifícios aos seus deuses.”
No livro de Deuteronómio capitulo 18 versículo 9 a 13 diz:
“Quando entrarem na terra que o SENHOR, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. 10 Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria 11 ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. 12 O SENHOR tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o SENHOR, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. 13 Permaneçam inculpáveis perante o SENHOR, o seu Deus."
No livro de Deuteronómio capitulo 7 versículos 25, 26 diz:
"Vocês queimarão as imagens dos deuses dessas nações. Não cobicem a prata e o ouro de que são revestidas; isso lhes seria uma armadilha. Para o SENHOR, o seu Deus, isso é detestável. 26 Não levem coisa alguma que seja detestável para dentro de casa, se não também vocês serão separados para a destruição. Considerem tudo isso proibido e detestem-no totalmente, pois está separado para a destruição."
No livro de Levítico capitulo 18 versículos 1 a 30 diz:
"1 Disse o SENHOR a Moisés: 2 “Diga o seguinte aos israelitas: Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês. 3 Não procedam como se procede no Egito, onde vocês moraram, nem como se procede na terra de Canaã, para onde os estou levando. Não sigam as suas práticas. 4 Pratiquem as minhas ordenanças, obedeçam aos meus decretos e sigam-nos. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês. 5 Obedeçam aos meus decretos e ordenanças, pois o homem que os praticar viverá por eles. Eu sou o SENHOR.
6 “Ninguém poderá se aproximar de uma parenta próxima para se envolver sexualmente com ela. Eu sou o SENHOR.
7 “Não desonre o seu pai, envolvendo-se sexualmente com a sua mãe. Ela é sua mãe; não se envolva sexualmente com ela.
8 “Não se envolva sexualmente com a mulher do seu pai; isso desonraria seu pai.
9 “Não se envolva sexualmente com a sua irmã, filha do seu pai ou da sua mãe, tenha ela nascido na mesma casa ou em outro lugar.
10 “Não se envolva sexualmente com a filha do seu filho ou com a filha da sua filha; isso desonraria você.
11 “Não se envolva sexualmente com a filha da mulher do seu pai, gerada por seu pai; ela é sua irmã.
12 “Não se envolva sexualmente com a irmã do seu pai; ela é parenta próxima do seu pai.
13 “Não se envolva sexualmente com a irmã da sua mãe; ela é parenta próxima da sua mãe.
14 “Não desonre o irmão do seu pai aproximando-se da sua mulher para com ela se envolver sexualmente; ela é sua tia.
15 “Não se envolva sexualmente com a sua nora. Ela é mulher do seu filho; não se envolva sexualmente com ela.
16 “Não se envolva sexualmente com a mulher do seu irmão; isso desonraria seu irmão.
17 “Não se envolva sexualmente com uma mulher e sua filha. Não se envolva sexualmente com a filha do seu filho ou com a filha da sua filha; são parentes próximos. É perversidade.
18 “Não tome por mulher a irmã da sua mulher, tornando-a rival, envolvendo-se sexualmente com ela, estando a sua mulher ainda viva.
19 “Não se aproxime de uma mulher para se envolver sexualmente com ela quando ela estiver na impureza da sua menstruação.
20 “Não se deite com a mulher do seu próximo, contaminando-se com ela.
21 “Não entregue os seus filhos para serem sacrificados a Moloque. Não profanem o nome do seu Deus. Eu sou o SENHOR.
22 “Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante. 23 “Não tenha relações sexuais com um animal, contaminando-se com ele. Mulher nenhuma se porá diante de um animal para ajuntar-se com ele; é depravação. 24 “Não se contaminem com nenhuma dessas coisas, porque assim se contaminaram as nações que vou expulsar da presença de vocês. 25 Até a terra ficou contaminada; e eu castiguei a sua iniqüidade, e a terra vomitou os seus habitantes. 26 Mas vocês obedecerão aos meus decretos e às minhas leis. Nem o natural da terra nem o estrangeiro residente entre vocês farão nenhuma dessas abominações, 27 pois todas estas abominações foram praticadas pelos que habitaram essa terra antes de vocês; por isso a terra ficou contaminada. 28 E, se vocês contaminarem a terra, ela os vomitará, como vomitou os povos que ali estavam antes de vocês. 29 “Todo aquele que fizer alguma destas abominações, aqueles que assim procederem serão eliminados do meio do seu povo. 30 Obedeçam aos meus preceitos, e não pratiquem os costumes repugnantes praticados antes de vocês, nem se contaminem com eles. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês”.

No livro de Deuteronómio capitulo 16 versículos 21, 22 diz:
“Não ergam nenhum poste sagrado além do altar que construírem em honra ao SENHOR, o seu Deus, 22 e não levantem nenhuma coluna sagrada, pois isto é detestável para o SENHOR, o seu Deus."
No livro de Deuteronómio capitulo 25 versículos 13 a 16 diz:
“Não tenham na bolsa dois padrões para o mesmo peso, um maior e outro menor. 14 Não tenham em casa dois padrões para a mesma medida, um maior e outro menor. 15 Tenham pesos e medidas exatos e honestos, para que vocês vivam muito tempo na terra que o SENHOR, o seu Deus, lhes dá. 16 Pois o SENHOR, o seu Deus, detesta quem faz essas coisas, quem negocia desonestamente."
No livro de Deuteronómio capitulo 27 versículos 15 diz:
“ ‘Maldito quem esculpir uma imagem ou fizer um ídolo fundido, obra de artesãos, detestável ao SENHOR, e levantá-lo secretamente’. Todo o povo dirá: ‘Amém!’ "
No livro de Deuteronómio capitulo 29 versículos 16 a 18 diz:
“Vocês mesmos sabem como vivemos no Egito e como passamos por várias nações até chegarmos aqui. 17 Vocês viram nelas as suas imagens e os seus ídolos detestáveis, feitos de madeira, de pedra, de prata e de ouro. 18 Cuidem que não haja entre vocês nenhum homem ou mulher, clã ou tribo cujo coração se afaste do SENHOR, o nosso Deus, para adorar os deuses daquelas nações, e para que não haja no meio de vocês nenhuma raiz que produza esse veneno amargo."
No livro de Deuteronómio capitulo 17 versículos 2 a 7 diz:
“Se um homem ou uma mulher que vive numa das cidades que o SENHOR lhes dá, for encontrado fazendo o que o SENHOR, o seu Deus, reprova, violando a sua aliança, 3 e, desobedecendo ao Meu mandamento, estiver adorando outros deuses, prostrando-se diante deles, ou diante do sol, ou diante da lua, ou diante das estrelas do céu, 4 e vocês ficarem sabendo disso, investiguem o caso a fundo. Se for verdade e ficar comprovado que se fez tal abominação em Israel, 5 levem o homem ou a mulher que tiver praticado esse pecado à porta da sua cidade e apedreje-o até morrer. 6 Pelo depoimento de duas ou três testemunhas tal pessoa poderá ser morta, mas ninguém será morto pelo depoimento de uma única testemunha. 7 As mãos das testemunhas serão as primeiras a proceder à sua execução, e depois as mãos de todo o povo.  Eliminem o mal do meio de vocês."
No livro de 1ª Reis capitulo 21 versículos 25, 26 diz:
"25 (Nunca existiu ninguém como Acabe que, pressionado por sua mulher Jezabel, vendeu-se para fazer o que o SENHOR reprova. 26 Ele se comportou da maneira mais detestável possível, indo atrás de ídolos, como faziam os amorreus, que o SENHOR tinha expulsado de diante de Israel.)"
No livro de 2ª Reis capitulo 16 versículos 3, 4 diz:
"3 Andou nos caminhos dos reis de Israel e chegou até a queimar o seu filho em sacrifício, imitando os costumes detestáveis das nações que o SENHOR havia expulsado de diante dos israelitas. 4 Também ofereceu sacrifícios e queimou incenso nos altares idólatras, no alto das colinas e debaixo de toda árvore frondosa."
No livro de 2ª Reis capitulo 21 versículos 1 a 6 diz:
"1 Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar, e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hefzibá. 2 Ele fez o que o SENHOR reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o SENHOR havia expulsado de diante dos israelitas. 3 Reconstruiu os altares idólatras que seu pai Ezequias havia demolido e também ergueu altares para Baal e fez um poste sagrado para Aserá, como fizera Acabe, rei de Israel. Inclinou-se diante de todos os exércitos celestes e lhes prestou culto. 4 Construiu altares no templo do SENHOR, do qual este havia dito: “Em Jerusalém porei o meu nome”. 5 Nos dois pátios do templo do SENHOR ele construiu altares para todos os exércitos celestes. 6 Chegou a queimar o próprio filho em sacrifício, praticou feitiçaria e adivinhação e recorreu a médiuns e a quem consultava os espíritos. Fez o que o SENHOR reprova, provocando-O à ira."
No livro de Neemias capitulo 9 versículo 26 diz:
“Mas foram desobedientes e se rebelaram contra Ti; deram as costas para a Tua Lei. Mataram os Teus profetas, que os tinham advertido que se voltassem para Ti; e Te fizeram ofensas detestáveis."
No livro de Salmos capitulo 5 versículos 4, 5, 6 diz:
"4 Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; Contigo o mal não pode habitar. 5 Os arrogantes não são aceitos na Tua presença; odeias todos os que praticam o mal. 6 Destróis os mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o SENHOR detesta."
No livro de Salmos capitulo 11 versículos 4, 5, 6, 7 diz
"4 O SENHOR está no Seu Santo templo; o SENHOR tem o Seu trono nos céus.
Seus olhos observam; Seus olhos examinam os filhos dos homens. 5 O SENHOR prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a Sua alma odeia. 6 Sobre os ímpios Ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão. 7 Pois o SENHOR é Justo, e ama a Justiça; os retos verão a Sua face."

No livro de Salmos capitulo 14 versículo 1 diz
"1 Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe”. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem."
No livro de Salmos capitulo 45 versículos 6, 7 diz
"6 O Teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de Justiça é o cetro do Teu reino. 7 Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso Deus, o Teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria."
No livro de Provérbios capitulo 3 versículos 31, 32 diz:
"Não tenha inveja de quem é violento nem adote nenhum dos seus procedimentos, 32 pois o SENHOR detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo."
No livro de Provérbios capitulo 6 versículos 16 a 19 diz:
"16 Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que Ele detesta: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, 19 a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos."
No livro de Provérbios capitulo 8 versículos 12,13 diz:
"12 Eu, a Sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso. 13 Temer o SENHOR é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso."
No livro de Provérbios capitulo 11 versículos 20 diz:
"O SENHOR detesta os perversos de coração, mas os de conduta irrepreensível dão-lhe prazer."
No livro de Provérbios capitulo 12 versículo 22 diz:
"O SENHOR odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade."
No livro de Provérbios capitulo 15 versículos 8, 9, 26 diz:
"O SENHOR detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada. 9 O SENHOR detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça. 26 O SENHOR detesta os pensamentos dos maus, mas se agrada de palavras ditas sem maldade."
No livro de Provérbios capitulo 6 versículo 5 diz:
"O SENHOR detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos."
No livro de Provérbios capitulo 17 versículo 15 diz:
"Absolver o ímpio e condenar o justo são coisas que o SENHOR odeia."
No livro de Isaías capitulo 61 versículo 8 diz:
“Porque Eu, o SENHOR, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade.”
No livro de Jeremias capitulo 44 versículos 4 a 6 diz:
"Dia após dia Eu lhes enviei Meus servos, os profetas, que disseram: ‘Não façam essa abominação detestável!’ 5 Mas eles não Me ouviram nem Me deram atenção; não se converteram de sua impiedade nem cessaram de queimar incenso a outros deuses. 6 Por isso, o Meu furor foi derramado e queimou as cidades de Judá e as ruas de Jerusalém, tornando-as na ruína desolada que são hoje”."
No livro de Ezequiel  capitulo 5 versículos 8 a 11 diz:
“Por isso diz o Soberano, o SENHOR: Eu estou contra você, Jerusalém, e lhe infligirei castigo à vista das nações. 9 Por causa de todos os seus ídolos detestáveis, farei com você o que nunca fiz nem jamais voltarei a fazer. 10 Por isso, entre vocês sucederá que os pais comerão os seus próprios filhos, e os filhos comerão os seus pais. Castigarei você e dispersarei aos ventos os seus sobreviventes. 11 Por isso, juro pela Minha vida, palavra do Soberano, o SENHOR, que por ter contaminado Meu santuário com suas imagens detestáveis e com suas práticas repugnantes, Eu retirarei a Minha bênção. Não olharei com piedade para você e não a pouparei."
No livro de Ezequiel capitulo 11 versículos 17 a 21 diz:
“Portanto, diga: Assim diz o Soberano, o SENHOR: Eu os ajuntarei dentre as nações e os trarei de volta das terras para onde vocês foram espalhados, e lhes devolverei a terra de Israel. 18 “Eles voltarão para ela e retirarão todas as suas imagens repugnantes e os seus ídolos detestáveis. 19 Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. 20 Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às Minhas leis. Eles serão o Meu povo, e Eu serei o seu Deus. 21 Mas, quanto àqueles cujo coração está afeiçoado às suas imagens repugnantes e aos seus ídolos detestáveis, farei cair sobre a sua cabeça aquilo que eles têm feito. Palavra do Soberano, o SENHOR”.
No livro de Ezequiel capitulo 14 versículo 6 diz:
“Por isso diga à nação de Israel: Assim diz o Soberano, o SENHOR: Arrependa-se! Desvie-se dos seus ídolos e renuncie a todas as práticas detestáveis!"
No livro de Apocalipse capitulo 2 versículo 6 diz:
Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como Eu também as odeio.”

No dicionário da língua Portuguesa a palavra ódio, significa:
ódio s. m.
Aversão inveterada e absoluta; raiva; rancor; antipatia.
A palavra detestar significa:
detestar (latim detestor, -ari, amaldiçoar, afastar)  v. tr.
Sentir detestação por; aborrecer, abominar.
E a palavra abominar significa:
abominar v. tr.
Sentimento misto de desprezo, ódio e horror.

Reflicta nestas informações, consulte a Bíblia e tire a sua conclusão, aproveite a ocasião e procure também a resposta para esta pergunta: “Deus agrada-se de um cristão que odeia?” No livro de Romanos capitulo 12 versículo 9 diz:
“O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.”
No evangelho de João capitulo 12 versículo 25 diz:
“Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a Vida eterna.”
No livro de Apocalipse capitulo 2 versículo 6 diz:
Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como Eu (Jesus) também as odeio.”
No livro de Judas versículos 22, 23 diz
“Tenham compaixão daqueles que duvidam; 23 a outros, salvem, arrebatando-os do fogo; a outros ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne.
No livro de Salmos capitulo 97 versículo 10 diz:
Odeiem o mal, vocês que amam o SENHOR, pois Ele protege a vida dos Seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios.
No livro de Salmos capitulo 101 versículos 3, 4 diz
Odeio a conduta dos infiéis; jamais me dominará! 4 Longe estou dos perversos de coração; não quero envolver-me com o mal.”
No livro de Salmos capitulo 119 versículos 104 diz
“Ganho entendimento por meio dos Teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade.”
No livro de Salmos capitulo 119 versículos 113 (versão JFACRF) diz
Odeio os pensamentos vãos, mas amo a Tua lei.”
No livro de Salmos capitulo 119 versículos 127, 128, 163 diz
“Eu amo os Teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro.
128 Por isso considero justos os Teus preceitos e odeio todo caminho de falsidade.
163 Odeio e detesto a falsidade, mas amo a Tua lei.

No livro de Provérbios capitulo 13 versículo 5 diz
Os justos odeiam o que é falso, mas os ímpios trazem vergonha e desgraça.”
No livro de Provérbios capitulo 28 versículo 16 diz
“O governante sem discernimento aumenta as opressões, mas os que odeiam o ganho desonesto prolongarão o seu governo.”
No livro de Amós capitulo 5 versículos 14, 15 diz:
“Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam. 15 Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José.
No livro de Provérbios capitulo 8 versículo 12 diz:
“Temer o SENHOR é odiar o mal;”
A nossa conclusão é que:
1- Deus odeia as pessoas que praticam o mal e também odeia as más obras delas, porque Ele já providenciou o Caminho para elas não praticarem mais o mal, através do Seu Filho Jesus Cristo, mas elas rejeitam a cada dia essa oferta e preferem a continuar a praticar o mal. Leia o texto: “Deus não ama os pecadores nem os pecados deles.” Clique aqui!
2- O cristão odeia só as obras das pessoas que praticam o mal, mas ama o próximo como a si mesmo porque ele mesmo já foi mau. Ele também ora para que as pessoas más se arrependam das suas maldades e passem a obedecer a Jesus no seu dia-a-dia. A luta de um cristão não é contra pessoas más, é sim contra o diabo que age nelas e as induz a fazer o mal. Leia no livro de Efésios capitulo 6 versículos 11,12:
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, 12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”
Este conselho de Jesus é muito esclarecedor por isso leia com atenção e depois reflicta bastante nele, está escrito no evangelho de Mateus capitulo 5 versículos 43 a 48:
"43 Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. 44 Mas Eu(Jesus) lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. 46 Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! 47 E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! 48 Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês."
O nosso modo de amar as pessoas tem ser à maneira de Deus, e não do modo que as pessoas desejam que as amemos! Isto é fundamental para nós entendermos! Porque caso contrário vamos ter problemas, vejamos o seguinte: O que nós seguidores de Jesus, temos de mais valioso em nossas vidas, que podemos dar a todo e qualquer ser humano, e mesmo assim não ficamos sem esse nosso maior tesouro? Jesus Cristo, que é o único Caminho para a Vida Eterna com Deus! E Jesus nesta vida, dá-nos também uma vida abundante! Pense bem: O que temos para dar às pessoas, vale infinitamente mais que todo o ouro e toda a prata que existem; vale infinitamente mais do que todas as palavras e gestos de carinho; vale infinitamente mais do que toda a saúde do corpo humano; ainda que possuíssemos todas estas coisas para darmos ás pessoas!                                                          Ame as pessoas dando-lhes a Palavra de Deus!