O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

O ORGULHO DE HERODES

Nestes versículos do evangelho de Marcos, ficamos a saber que, o rei Herodes temia João Batista, porque lhe reconhecia uma autoridade que ele próprio não tinha, embora fosse rei. Marcos 6:18 a 26
“Porquanto João dizia a Herodes: “Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão”. Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo. Mas não podia fazê-lo, porque Herodes temia João e o protegia, sabendo que ele era um homem justo e santo; e quando o ouvia, ficava perplexo. Mesmo assim gostava de ouvi-lo. Finalmente Herodias teve uma ocasião oportuna. No seu aniversário, Herodes ofereceu um banquete aos seus líderes mais importantes, aos comandantes militares e às principais personalidades da Galiléia. Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: “Peça-me qualquer coisa que você quiser, e eu lhe darei”. E prometeu-lhe sob juramento: “Seja o que for que me pedir, eu lhe darei, até a metade do meu reino”. Ela saiu e disse à sua mãe: “Que pedirei?” “A cabeça de João Batista”, respondeu ela. Imediatamente a jovem apressou-se em apresentar-se ao rei com o pedido: “Desejo que me dês agora mesmo a cabeça de João Batista num prato”. O rei ficou aflito, mas, por causa do seu juramento e dos convidados, não quis negar o pedido à jovem.”
Neste trecho bíblico ficamos a saber, que o rei Herodes temia João Batista, porque lhe reconhecia uma autoridade que ele próprio não tinha, embora fosse rei. Ele sabia que João praticava o que pregava, e as palavras que João proferia tinham muito poder. O “eu” de Herodes agitava-se quando as ouvia, ficava perplexo, porque o seu coração estava endurecido, mas ainda assim ele gostava de o ouvir. As palavras de Deus transportam uma alegria, um poder transformador mas a pessoa tem de as aceitar. O que acontece sempre, para quem fecha o coração à Palavra de Deus, é vir satanás e roubar a palavra semeada no coração da pessoa. A pessoa até gosta de ouvir, mas depois o que ouve é pilhado por satanás. Quando a filha de Herodias, lhe pediu a cabeça de João Batista como prémio, por ter dançado bem, Herodes ficou aflito. Ele não queria matar João, mas o orgulho e as aparências falaram mais alto, e não negou o pedido à jovem. Quantas vezes se faz o que não se quer fazer para manter as aparências. Quanta infelicidade se recalca; a pessoa sabe que não está bem, seja lá pelo que for, mas não consegue livrar-se das suas máscaras. A protecção hipócrita e infeliz, em que satanás a mantém, condiciona a pessoa a um mau casamento, um mau emprego, maus tratos físicos e psicológicos etc, e ainda a afasta de Deus. O orgulho faz com que a pessoa se agarre a tudo, menos a dar um passo em direcção à liberdade que é Jesus Cristo.
João 8: 36
"Portanto, se o Filho os libertar, vocês de facto serão livres."
Gálatas 5: 1
“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.”
Tiago 1: 25
“Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.”
Herodes não aceitou a Palavra de Deus, pela boca de João Batista, por causa dos seus pecados, dos quais não se arrependeu e das suas máscaras das quais não se queria livrar. Teve um triste fim como é relatado no livro de Actos dos  Apóstolos 12: 23
“Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes.”
Não seja como Herodes, dê esta oportunidade para si mesmo, e dê um passo de fé em direcção a Deus. Peça-Lhe que Ele o liberte desse orgulho. Leia o texto: “O que devo fazer para alcançar a salvação?” Clique aqui!