O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

DEUS ESTAVA LÁ!

Precisamos de conhecer o único e verdadeiro Deus criador de tudo e todos, só podemos conhecê-Lo na Sua Palavra que é a Bíblia. Neste imenso Universo acontecem inúmeras coisas a cada segundo, neste estudo vamos falar das coisas más que todos nós já presenciámos ou que tomámos conhecimento. Vejamos alguns exemplos:
  • Nas horrorosas 1ª e 2ª guerra mundial, bem como em todas as outras que aconteceram até hoje, Deus estava lá a ver tudo antes, durante e depois delas.
  • No Holocausto, Deus estava lá a ver tudo antes, durante e depois dele.
  • No nascimento de milhões de crianças defeituosas, doentes, mal formadas, e mortas, Deus estava lá a ver tudo antes, durante e depois.
  • Em todos os terramotos, tsunamis, furacões, erupções vulcânicas, inundações, tempestades, etc, que mataram milhares de pessoas neste planeta até ao dia de hoje, Deus estava lá a ver tudo antes, durante e depois.
  • Em todos os piores momentos da vida de cada ser humano, seja nas doenças, na miséria, nos acidentes, nas perdas de entes queridos e muito amados, nos divórcios, nos adultérios, nos assassinatos, nas perdas de emprego, na violência sexual e/ou psicológica sofridas por crianças, adolescentes e adultos, etc. Deus estava lá a ver tudo antes, durante e depois.
Deus sabia de antemão, exactamente tudo o que Ele iria presenciar em todas estas e muitas outras desgraças que já ocorreram. Ele viu todos os detalhes desses momentos horríveis, a dor e a tristeza que essas desgraças causaram a todas as pessoas, e depois Ele continuou a ver as consequências desses males. Você que está a conseguir ler este texto até aqui, certamente agora estão a vir à sua mente muitas lembranças más da sua vida e também muitas perguntas acerca de Deus. Então vamos consultar a Bíblia para respondermos a essas perguntas. Para começarmos vamos provar que Deus está em todos os lugares o tempo todo. Ele sabe de tudo o que pensamos o tempo todo, por isso Ele viu, vê e verá sempre todas as coisas, inclusive as desgraças.
"Os olhos do SENHOR estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons." (Provérbios 15:3)
"Então ele me disse: “Estas sete lâmpadas são os olhos do SENHOR, que sondam toda a Terra”. (Zacarias 10:4 b)
"A advertência do SENHOR é contra a terra de Hadraque e cairá sobre Damasco, porque os olhos do SENHOR estão sobre toda a Humanidade e sobre todas as tribos de Israel," (Zacarias 9:1)
"É uma terra da qual o SENHOR, o seu Deus, cuida; os olhos do SENHOR, o seu Deus, estão continuamente sobre ela, do início ao fim do ano." (Deuteronómio 11:12)
"21 Pois Deus vê o caminho dos homens; Ele enxerga cada um dos seus passos. 22 Não há sombra densa o bastante, onde os que fazem o mal possam esconder-se." (Jó 34:21,22)
"13 Dos céus olha o SENHOR e vê toda a Humanidade; 14 do Seu trono Ele observa todos os habitantes da terra; 15 Ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem." (Salmo 33:14,15,16)
"O SENHOR conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis. (Salmo 94:11)
Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. (Mateus 10:30)
17 “Ah! Soberano SENHOR, Tu fizeste os céus e a terra pelo Teu grande poder e por Teu braço estendido. Nada é difícil demais para Ti. 18 Mostras bondade até mil gerações, mas lanças os pecados dos pais sobre os seus filhos. Ó grande e poderoso Deus, cujo nome é o SENHOR dos Exércitos, 19 grandes são os Teus propósitos e poderosos os Teus feitos. Os Teus olhos estão atentos aos actos dos homens; Tu retribuis a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com os efeitos das suas obras." (Jeremias 32:17 a 19)
Não resta a menor dúvida que Deus é Omnisciente (sabe tudo), Omnipresente (está em todos os lugares ao mesmo tempo) e Omnipotente (tem todo o poder). Muitos perguntam: Se Deus sabe de tudo o tempo todo e tem poder para fazer tudo, porque Ele não impede que as coisas más aconteçam? A resposta é que, além Dele não as impedir, Ele permite que elas aconteçam. Que fique bem claro que não é da Sua vontade, mas é da Sua permissão. Parece confuso e até injusto, mas Deus diz que nada de injusto pode acontecer a ninguém, porque Ele não deixa. Agora parece que este estudo ficou mais complicado, porque todas as desgraças são injustas para quem foi atingido por elas! Isso é correcto, mas o que importa na verdade é o que Deus acha! Deus não acha que quando uma desgraça atinge alguém é um acto de injustiça que Ele deixou acontecer, visto que Ele está no controle de tudo o tempo todo e poderia ter impedido isso. Na verdade quando qualquer tipo de mal atinge alguém é sempre um acto justo, aos olhos do único Justo Juiz de todo o Universo. Leia como Ele pensa no livro de Daniel capítulo 9:
"7 Senhor, Tu és Justo, e hoje estamos envergonhados. Sim, nós, o povo de Judá, de Jerusalém e de todo o Israel, tanto os que estão perto como os que estão distantes, em todas as terras pelas quais nos espalhaste por causa de nossa infidelidade para Contigo."
"13 Tu desceste ao monte Sinai; dos céus lhes falaste. Deste-lhes ordenanças justas, leis verdadeiras, decretos e mandamentos excelentes."
"14 O SENHOR não hesitou em trazer desgraça sobre nós, pois o SENHOR, o nosso Deus, é Justo em tudo o que faz; ainda assim nós não lhe temos dado atenção."
E no livro de Salmos capitulo 19 diz mais sobre a Justiça de Deus, leia:
"7 A lei do SENHOR é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do SENHOR
são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. 8 Os preceitos do SENHOR são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do SENHOR são límpidos, e trazem luz aos olhos. 9 O temor do SENHOR é puro, e dura para sempre. As ordenanças do SENHOR são verdadeiras, são todas elas justas. 10 São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. 11 Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes."

Leia com atenção estas passagens e reflicta nelas, e assim entenderá que as desgraças atingem as pessoas, por causa dos seus pecados (injustiças), ou seja, por não obedecerem a Deus! São palavras duras mas são verdadeiras porque são de Deus.
"Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém." (Colossenses 3:25)
"7 Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. 8 Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a Vida eterna. 9 E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos." (Gálatas 6:7,8,9)
Afinal Deus é mau? Ele é o causador das desgraças? O que Deus considera bom e mau? Se Deus não causa o mal, quem faz isso com a permissão Dele? Neste site tem muitos outros estudos que podem ajudá-lo a obter essas respostas, com informações também fundamentadas na Bíblia; e também para saber mais sobre quem é Deus o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

A JUSTIÇA DE DEUS. Clique aqui!
DEUS CRIOU O MAL? Clique aqui!