O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

A MENTIRA.

“Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem Verdade pela injustiça,…Trocaram a Verdade de Deus pela mentira,…” (Romanos 1:18,23
Todas as pessoas ao longo da sua vida mentem, e continuarão a mentir até morrerem, a não ser que se convertam verdadeiramente ao Senhor Jesus. Mentirão várias vezes ao dia em assuntos simples e também em assuntos importantes. Desde crianças mentimos e sem a necessidade que alguém nos ensinasse a fazê-lo, apesar de sabermos que era errado. Quando mentíamos sabíamos que era errado por causa de algo dentro de nós que nos “avisava”, e também porque os adultos nos ensinavam a não mentir, apesar deles mesmos mentirem muito, inclusive para nós! Podemos dizer que todos já nascem ensinados a mentir, e que alguns se especializam mais nisso ao longo das suas vidas do que outros, mas a realidade é que todos mentem! Então surgem uma série de perguntas em todas as mentes: O que é a mentira? Ela pode ser um conceito absoluto? Será que mentir é assim tão errado? E será que não há mentiras piedosas que ajudarão as pessoas a não sofrer? São milhares de perguntas que o diabo trás à mente das pessoas, ele têm uma só finalidade, que é de tentar fazer com que as pessoas acreditem que é lícito mentir. Ele perverte assim o verdadeiro significado e importância da mentira! Mas porquê? Esta é a pergunta mais simples de ser respondida, porque o diabo sabe que: 
TODOS OS MENTIROSOS FICARÃO FORA DA VIDA ETERNA JUNTO DE DEUS, E SERÃO CONDENADOS À PERDIÇÃO ETERNA JUNTO COM O DIABO, OS DEMÓNIOS, OS QUE PRATICAM FEITIÇARIA, OS QUE COMETEM IMORALIDADES SEXUAIS, OS ASSASSINOS, OS IDÓLATRAS! (Sugerimos que leia o texto: “Quem não herdará o Reino de Deus.”, Clique aqui!)
"Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o Seu justo julgamento. 6 Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”. 7 Ele dará Vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. 8 Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a Verdade e seguem a injustiça. 9 Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; 10 mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. 11 Pois em Deus não há parcialidade." (Romanos 2:5 a 11)
Perceba a gravidade de mentir, Deus envia os mentirosos para o inferno, junto com os assassinos e os pedófilos entre outros; é por isso que temos de saber mais sobre a mentira! Só na Bíblia, que é a Palavra de Deus, é que podemos saber tudo sobre a mentira e como não praticá-la. Neste estudo vamos estudar só algumas passagens da Bíblia porque seria muito extenso colocá-las todas. Vamos falar também da VERDADE porque mentir é dizer o que não é VERDADE!
"“Que é a Verdade?”, perguntou Pilatos." (João 18:28)
"Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a Verdade e a vida." (João 14:6)
"Aquele que é a Palavra(de Deus) tornou-se carne(o Homem Jesus) e viveu entre nós." (João 1:14)
"Santifica-os na Verdade; a Tua Palavra é a Verdade." (João 17:17)
"Está vestido com um manto tingido de sangue, e o Seu nome é Palavra de Deus." (Apocalipse 19:13)
Para ficar bem claro, a Verdade é Jesus Cristo e Ele é a Palavra de Deus, se tiver dúvidas até aqui sugerimos, que antes de prosseguir leia o texto: “A Verdade única e absoluta.” Clique aqui! Então, podemos agora chegar a uma primeira e fundamental conclusão: Tudo o que está escrito na Bíblia é a Verdade única e absoluta, e tudo aquilo que não concordar com ela é a mentira! Por exemplo: A Bíblia afirma que:
"Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente." (Génesis 2:7)
"Então o SENHOR Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. 22 Com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR Deus fez uma mulher e a levou até ele. 23 Disse então o homem:
“Esta, sim, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne!
Ela será chamada mulher,
porque do homem foi tirada”."
(Génesis 2:21 a 23)

Por estas passagens podemos perceber que os seres humanos foram criados por Deus, mas a ciência da sabedoria humana afirma que os seres humanos foram resultado do big bang e da evolução de milhões de anos de alguma coisa que depois passa a macaco até ao somos hoje. A Bíblia que é a Verdade absoluta afirma uma coisa e a ciência da sabedoria humana afirma outra, podemos então concluir que a ciência da sabedoria huaman está a falar uma MENTIRA! É importante notar que o Deus Criador de tudo nos capacitou com o livre-arbítrio para escolhermos se acreditamos na Verdade ou na mentira! Para acreditar na Verdade precisamos de ter fé, por isso sugerimos que antes leia o texto: “O que é a fé?”, Clique aqui! Precisamos perceber que a mentira não foi criada, ela na realidade é a deturpação da Verdade, e o diabo ou satanás é quem fez isso, ele é o pai da mentira, então, as pessoas que mentem seja qual for a razão, são filhos do diabo! Leia o que Jesus fala sobre isso:
Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à Verdade, pois não há Verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. 45 No entanto, vocês não crêem em Mim, porque lhes digo a Verdade! 46 Qual de vocês pode Me acusar de algum pecado? Se estou falando a Verdade, porque vocês não crêem em Mim? 47 Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus”. (João 8:44 a 47)
É muito importante entendermos que os mentirosos também são aquelas pessoas que não obedecem ao que está escrito na Palavra de Deus, leia mais estas passagens para ficar claro:
"Não lhes escrevo porque não conhecem a Verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da Verdade. 22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. 23 Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai." (1ªJoão 2:21 a 23)
"Sabemos que O conhecemos, se obedecemos aos Seus mandamentos. 4 Aquele que diz: “Eu O conheço”, mas não obedece aos Seus mandamentos, é mentiroso, e a Verdade não está nele. 5 Mas, se alguém obedece à Sua Palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos Nele: 6 aquele que afirma que permanece Nele, deve andar como Ele(Jesus) andou." (1ªJoão 2:3 a 6)
Até aqui falámos da origem, significados e consequências da mentira, mas a partir de agora vamos falar de como podemos deixar de praticar a mentira:
"Disse Jesus aos judeus que haviam crido Nele: “Se vocês permanecerem firmes na Minha Palavra, verdadeiramente serão Meus discípulos(Cristãos). 32 E conhecerão a Verdade, e a Verdade os libertará”." (João 8:31,32)
Só quando praticamos a Verdade, que é o que está escrito na Bíblia, é que podemos ser libertos da mentira e das suas terríveis consequências. Só podemos praticar a Verdade se:
"Quando vocês ouviram e creram na Palavra da Verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa," ( Efésios 1:13)
Quando nos sujeitamos a Deus, porque ouvimos e cremos na Sua Palavra da Verdade, então, pela acção do poder do Espírito Santo em nossas vidas, podemos praticar a Verdade e abandonar a mentira:
"Todavia, não foi isso que vocês aprenderam de Cristo. 21 De fato, vocês ouviram falar Dele, e Nele foram ensinados de acordo com a Verdade que está em Jesus. 22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, 23 a serem renovados no modo de pensar e 24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da Verdade. 25 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a Verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo." (Efésios 4:20 a 25)
Quando você abandonar a mentira e começar a falar só a Verdade, não estranhe se quase todas as pessoas que antes não tinham nada contra si, agora se tornem suas inimigas, a Bíblia já avisava que isso iria acontecer:

"Tornei-me inimigo de vocês por lhes dizer a Verdade?" (Gálatas 4:16)