O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

OS DISCÍPULOS DE CRISTO.

A Bíblia que é a Palavra de Deus, dá todas as informações para quem deseja tornar-se num discípulo de Cristo. Todas as pessoas que dizem ser cristãos terão de ser discípulos de Cristo, segundo o que diz a Bíblia. No livro de Actos dos Apóstolos capítulo 11 versículo 26 na última parte diz:
“Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.”
Aqui nesta passagem entende-se que só se pode ser um cristão, se for um discípulo de Cristo, não é possível ser-se cristão de nenhuma outra forma! Vamos estudar textos bíblicos para aprendermos o que define um discípulo de Cristo ou cristão. No evangelho de Lucas capitulo 6 versículo 48 diz:
"O discípulo não está acima do seu mestre(Jesus), mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre."
No evangelho de Mateus capítulo 10 versículos 24 e 25, diz:
"24 O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25 Basta ao discípulo ser como o seu mestre(Jesus), e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!"
No evangelho de Mateus capítulo 12 versículos 48 a 50 diz:
"48 Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”, perguntou Ele(Jesus). 49 E, estendendo a mão para os discípulos, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos! 50 Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Jesus afirma que a sua família são as pessoas que obedecem a Deus Pai, ou seja, os seus discípulos. Só pode ser cristão quem faz a vontade de Deus.(Se deseja saber sobre a vontade de Deus para a sua vida, clique aqui e leia o texto.) Só podemos ser cristãos se permanecermos firmes em obedecer ao que está escrito na Bíblia, ela é a verdade absoluta que nos liberta do mal. No evangelho de João capitulo 8 versículos 31 e 32 diz:
"31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido Nele: “Se vocês permanecerem firmes na Minha Palavra, verdadeiramente serão Meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
Tornar-se num discípulo de Jesus Cristo é um processo que começa no dia em que a pessoa decide entregar a sua vida a Jesus, e só termina no dia em que a pessoa decide não mais segui-Lo ou então quando vier a falecer. Leia no evangelho de Lucas capítulo 9 versículo 23:
"23 Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me."
Tomar diariamente a sua cruz significa fazer a vontade de Deus e não a nossa vontade! Para isto o Espírito Santo vem habitar em nós e nos capacita sobrenaturalmente com dons, para obedecermos às leis de Deus que estão escritas na Bíblia, que é a Sua Palavra. Leia no livro de Actos dos Apóstolos capítulo 2 versículo 38:
"38 Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o Dom do Espírito Santo."
A partir do momento em que a pessoa é capacitada pelo próprio Deus para obedecer-Lhe, é correcto esperar que esta pessoa dê frutos, assim como, por exemplo um aluno que é ensinado a fazer contas de aritmética quando for fazer as provas espera-se que as saiba fazer e deste modo tire uma boa nota. Um discípulo de Cristo ensinado e capacitado pelo próprio Deus, deve dar ao longo da sua caminhada cristã MUITOS FRUTOS BONS! Leia e reflita o que está escrito no evangelho de João capítulo 15:
"1 Eu(Jesus) Sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo(discípulo) que, estando em Mim, não dá  fruto, Ele(Pai) corta; e todo que dá fruto Ele(o Pai) poda, para que dê mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. 4 Permaneçam em Mim, e Eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo(discípulo) pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em Mim. 5 “Eu Sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6 Se alguém não permanecer em Mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. 7 Se vocês permanecerem em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. 8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão Meus discípulos. 9 “Como o Pai me amou, assim Eu os amei; permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecerem aos Meus mandamentos, permanecerão no Meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de Meu Pai e em seu amor permaneço. 11 Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. 12 O Meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como Eu os amei. 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. 14 Vocês serão meus amigos, se fizerem o que Eu lhes ordeno. 15 Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. 16 Vocês não me escolheram, mas Eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em Meu nome. 17 Este é o Meu mandamento: Amem-se uns aos outros. 18 “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. 19 Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. 20 Lembrem-se das palavras que Eu lhes disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à Minha palavra, também obedecerão à de vocês. 21 Tratarão assim vocês por causa do Meu nome, pois não conhecem Aquele que me enviou. 22 Se Eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado. 23 Aquele que Me odeia, também odeia o Meu Pai. 24 Se Eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a Mim e a Meu Pai. 25 Mas isto aconteceu para se cumprir o que está escrito na Lei deles: ‘Odiaram-Me sem razão’. 26 “Quando vier o Conselheiro, que Eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito(Santo) da verdade que provém do Pai, Ele testemunhará a Meu respeito. 27 E vocês também testemunharão, pois estão Comigo desde o princípio."
Nestes versículos temos grande parte da informação que diz respeito aos frutos que um cristão ou discípulo de Jesus Cristo deve dar ao longo do Caminho em direção á vida eterna ao lado de Jesus. O cristão deve ser conhecido como uma árvore boa que dá frutos bons, leia esta passagem do evangelho de Lucas capítulo 6 versículos 43 a 45:
"43 Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. 44 Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. 45 O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração."
Mas quais são os frutos que devemos dar? Leia no evangelho de Mateus capítulo 28 versículos 18 a 20:
"18 Então, Jesus aproximou-se deles(os discípulos) e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Jesus aqui dá uma ordem aos discípulos e esta ordem vale até quando Ele voltar, e é para TODOS os cristãos em todo o mundo. Leia agora no evangelho de Marcos 16 versículos 19 e 20:

"19 Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado aos céus e assentou-se à direita de Deus. 20 Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam."
Eles obedeceram à ordem de Jesus e graças a essa obediência, hoje quase dois mil anos depois, podemos continuar a receber os ensinamentos de Jesus Cristo, os quais também devemos propagar para que mais pessoas possam ser alcançadas. Obedecer, sempre gera frutos bons! Vamos ver outros tipos de frutos que um cristão deve gerar através da obediência à Palavra de Deus. No evangelho de Mateus capitulo 3 versículo 8 diz:
"8 Dêem fruto que mostre o arrependimento!"
Temos de dar fruto que mostre que nos arrependemos dos pecados que praticámos, fazemos isso não os praticando mais, porque se continuamos a praticá-los é a prova de que não nos arrependemos verdadeiramente. Leia e reflicta como muita atenção em todos estes ensinos que estão no livro de Efésios capítulo 4:
"17 Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios(os não cristãos), que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. 18 Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração. 19 Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza(pecados). 20 Todavia, não foi isso que vocês aprenderam de Cristo. 21 De fato, vocês ouviram falar Dele, e Nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. 22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, 23 a serem renovados no modo de pensar e 24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. 25 Portanto, cada um de vocês(os cristãos) deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. 26 “Quando vocês ficarem irados, não pequem” . Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha, 27 e não dêem lugar ao Diabo. 28 O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. 29 Nenhuma palavra torpe(impura) saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. 30 Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. 31 Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. 32 Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo."
Para finalizar fica uma passagem muito clara para aquelas pessoas que se dizem cristãos ou discípulos de Cristo, MAS não dão frutos, ou seja, estão a enganar-se a si mesmas. Leia no evangelho de Lucas capitulo 13 versículo 6:
"6 Então contou esta parábola: “Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum. 7 Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra?’ 8 “Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei. 9 Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ”.
A minha oração é que quando o Senhor Jesus vier procurar fruto em cada um de nós, a cada dia o tenhamos em abundância, porque esse fruto nos levará á Vida eterna ao lado Dele. Leia no livro de Romanos capítulo 6 versos 20 a 23:


"20 Quando vocês eram escravos do pecado, estavam livres da justiça. 21 Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte! 22 Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a Vida eterna. 23 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a Vida eterna em  Cristo Jesus, nosso Senhor." 

Sugerimos que leia também este texto: “ Cristão trigo e “cristão” joio.” Clique aqui!