O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

A PERSEVERANÇA.

Esta palavra faz parte da vida de todos os seres humanos. No dicionário da língua Portuguesa o seu significado é:
perseverar (latim persevero, -are, persistir, perseverar) v. intr.
  • Continuar, persistir numa opinião, num costume que seja bom.
  • Conservar-se firme, constante (num sentimento, numa resolução).
Neste estudo vamos observar a perseverança em duas fases:
  • A primeira é para chegar ao inicio do Caminho em direcção à Vida eterna com Deus,
  • E a segunda é para permanecer no Caminho até ao seu final, que será alcançar a Vida eterna com Deus.
De uma forma geral temos de perseverar desde a nossa concepção, quando os milhões de espermatozoides “nadam”, para só um chegar e fecundar o óvulo. Depois que nascemos, então começa a nossa perseverança, esta manifestada através do choro, para chamarmos a atenção da nossa mãe, para nos dar comida, carinho, higiene, etc. Quando chegamos à idade de ter responsabilidades, algumas delas não nos agradam, então começamos a ter a noção de que precisamos de lutar contra fortes oposições internas e externas, para fazer as coisas que não nos agradam, mas que são necessárias. Acontece-nos que várias vezes pensamos em desistir de lutar e outras vezes desistimos. Mas, é esse não desistir de lutar contra as todas barreiras que se levantam, que se chama de perseverança! Todos nós temos milhares de experiências ao longo da vida, e todas elas necessitaram da perseverança, e será assim até morrermos. Certamente a perseverança é algo que tem de ser buscado, é uma “força” que precisamos para não desistirmos dos objetivos que nós traçámos e/ou os outros nos impuseram. Todos temos de lutar para sobrevivermos e por isso temos de perseverar, veja um exemplo dentre milhares: As pessoas têm de trabalhar para conseguir dinheiro, até roubar dá trabalho! Este dinheiro proporciona o básico se for pouco, mas se for muito, dar-lhe-emos sempre um destino, que é de nos trazer mais e mais “aparente” satisfação. Para trabalharmos temos de perseverar o tempo todo, porque certamente se formos bem sinceros connosco mesmos, gostaríamos de fazer outras coisas, tais como, não ter que trabalhar e ter muito dinheiro para só aproveitar as “delicias” que a vida oferece. Então para ganharmos dinheiro, seja pouco ou muito, temos que dedicar o nosso tempo a fazer coisas que não queremos, mas que justificamos, para podermos fazer as que dizemos que nos satisfazem. Tais como: Deixar o cônjuge e filhos o dia todo, acordar muito cedo com chuva, frio, sol, calor, para enfrentar os congestionamentos de carros e/ou pessoas, não só na ida como na volta, aturar o chefes, os subordinados, os colegas de trabalho, os clientes, os fornecedores, as fofocas, as disputas de poder e cargos, os variados cursos para melhorar os currículos, os ginásios para cuidar da saúde e fazer contactos, a hora do almoço com filas e aquela comida sem o tempero caseiro, etc, enfim, passar a maior parte das 24 horas fora de casa e dos confortos que tanto lutamos para pagar. Até aqui podemos sem dúvida concluir que: Para tudo temos de perseverar muito, o tempo todo, caso contrário fracassaremos! Tudo hoje em dia está mais rápido, os transportes, os serviços, os bens consumíveis, etc, e por ironia o tempo que temos para fazer coisas, parece que está cada vez mais curto. Mas afinal de contas, o que tem a ver a perseverança que precisamos para vivermos materialmente, com a perseverança nos assuntos espirituais? TEM TUDO A VER! Porque quando alguém nos diz, que gostaria de ter uma fé em Jesus igual à que vêem nos relatos bíblicos mas não conseguem, podemos afirmar que essas pessoas são HIPÓCRITAS E MENTIROSAS! Elas não conseguem porque não querem! Elas pensam que as coisas de Deus têm de ser “encaixadas” nas suas disponibilidades de tempo e de vontade! Deus para elas é acessório e não o fundamento! Na opinião delas, Deus teria que servi-las, e também facilitar-lhes o acesso a Ele, assim: “Deus tens cinco minutinhos do meu precioso tempo por dia, para me abençoares com tudo o que eu preciso, mas não consigo por mim mesmo!”; é este tipo de pensamento que têm no coração aqueles que não servem verdadeiramente a Deus. Esfolam-se horas, dias, meses e anos a fio, para obter coisas que lhes interessam, mas as coisas de Deus têm de vir mastigadinhas e rápidas! A analogia feita aqui é para provar que se as pessoas perseverassem nas coisas de Deus, como perseveram nas outras coisas, certamente O conheceriam! É o que Deus afirma nestas passagens:
"13 Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração. 14 Eu Me deixarei ser encontrado por vocês’, declara o SENHOR," (Jeremias 29:13,14)
"13 Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. 14 Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à Vida (Eterna)! São poucos os que a encontram." (Mateus 7:13,14)
"29 Não busquem ansiosamente o que comer ou beber; não se preocupem com isso. 30 Pois o mundo pagão(não cristão) é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. 31 Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas." (Lucas 12:29 a 31)
"23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, serão poucos os salvos?” Ele lhes disse: 24 “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque Eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão." (Lucas 13:23,24)
Por estas passagens percebemos que não é só dizer que se quer conhecer Deus, fazer uma oração, ir a um culto, receber alguém para nos falar de Jesus, ler a Bíblia. Porque fazer isso com a mente e não com um coração perseverante, não adianta nada! O correcto é tomar a decisão mais sincera da sua vida que é: QUERER MESMO conhecer Deus, e não abrir mão disso, perseverar como quem busca o Verdadeiro Tesouro, negando-se a desistir dia-a-dia, nem que leve o resto da sua vida! E não diga que não consegue porque para coisas mais insignificantes, você já se esfolou muitas e muitas vezes ao ponto de sacrificar a sua saúde. Leia estas passagens e perceba a seriedade dos assuntos de Deus.
"44 O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. 45 O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. 46 Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou." (Mateus 13:44,45,46)
"34 Então Ele(Jesus) chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-Me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por Minha causa e pelo evangelho, a salvará. 36 Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 37 Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? 38 Se alguém se envergonhar de Mim e das Minhas Palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem(Jesus) se envergonhará dele quando vier na glória de Seu Pai com os santos anjos”. (Marcos 8:34 a 38)
As pessoas precisam perceber que perseveram a vida toda a correr atrás de coisas, mas quando morrerem não levam nada daqui. É certo que não vai demorar o resto da sua vida para encontrar Deus, mas vai sim, demorar o resto da sua vida para permanecer no Caminho em direcção à Vida Eterna junto Dele.