O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

PREDESTINAÇÃO, ELEIÇÃO E LIVRE-ARBÍTRIO

Deus predestinou TODA a Humanidade a ter acesso à salvação das suas almas, através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, com o derramar do Seu sangue para nos redimir dos pecados. Jesus Cristo é o Princípio e o Fim. Toda a humanidade está destinada a ter um fim nesta vida terrena. O ser humano nasce e morre. Isso já está determinado por Deus. É enquanto estamos aqui na Terra que fazemos as nossas escolhas; uns entram pela porta larga que conduz à perdição eterna, outros entram pela porta estreita (Jesus) que leva à vida eterna ao lado de Deus:
Isaías 46:10 a
“Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá.”
Também está já determinada a condenação eterna de satanás e seus demónios; o Dia do Juízo, a condenação dos ímpios e a salvação dos justos. Tudo isso está predestinado por Deus e nada poderá alterar este Seu propósito.
Isaías 46:10 b
“Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada.”
Deus também elegeu uma nação e um povo para Si:
Salmo 147:19, 20
“Ele revela a Sua palavra a Jacó, os Seus decretos e ordenanças a Israel. Ele não fez isso a nenhuma outra nação; todas as outras desconhecem as Suas ordenanças. Aleluia!”
Romanos 9:3 a 5
“Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus
irmãos, os de minha raça,
o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da Lei, a adoração no templo e as promessas. Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de todos, bendito para sempre! Amém.”

1ª carta aos Coríntios 1:27 a 29
“Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante Dele.”
Mas não nos podemos esquecer o que diz o Senhor na Sua Palavra:
Romanos 8:6 b
“Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.”
Deus predestinou-nos e elegeu-nos para sermos herdeiros e co-herdeiros com Cristo Jesus na Vida eterna:
Efésios 1:4 a 14
“Porque Deus nos escolheu Nele (Jesus) antes da criação do mundo (o plano de redenção já estava traçado por Deus), para sermos santos e irrepreensíveis em Sua presença. Em amor (o amor de Deus foi dar o Seu Filho Unigênito para que TODO o que Nele crer, não morra mas tenha a vida eterna – João 3:16) nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da Sua vontade, para o louvor da Sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. (Rogo também por aqueles que crerão em Mim por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em Mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste. – João 17: 20 e 21) Nele (Jesus) temos a redenção por meio de Seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual Ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da Sua vontade, de acordo com o Seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos. Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano Daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da Sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da Sua glória. Quando vocês ouviram e creram na Palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus (aqueles que creram em Jesus como seu Salvador), para o louvor da Sua glória.”
Muitas pessoas querem ver nesta passagem de Efésios a confirmação dada por Deus de que existem predestinados e eleitos à partida. Uns para a condenação e outros para a Salvação. Jesus morreu na cruz para que toda a Humanidade tenha a oportunidade de se reconciliar com Deus:
2ª carta aos Coríntios 5:20 e 21
“Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós Aquele que não tinha pecado, para que Nele nos tornássemos justiça de Deus.”
Efésios 6:9
“Vocês, senhores, tratem seus escravos da mesma forma. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus, e Ele não faz diferença entre as pessoas.”
Romanos 3:21 a 31
Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,  justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por Sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus O ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo Seu sangue, demonstrando a Sua justiça. Em Sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a Sua justiça, a fim de ser Justo e Justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à Lei? Não, mas no princípio da fé. Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei. Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também, visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos. Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei.”
Desde a eternidade que Deus tinha ocultado um mistério mas logo revelado a Adão e Eva, no Éden, após os dois terem pecado por terem desobedecido a Deus. Como fica aqui explicado em:
Gênesis 3:14,15
“Então o SENHOR Deus declarou à serpente (satanás): “Uma vez que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.
O “descendente da mulher” é Jesus Cristo nosso Salvador. Jesus iria derrotar satanás na cruz do Calvário, mas teria de passar por esse sacrifício.
Romanos 16:25,26
“Ora, Àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados, mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer Nele e a obedecer-Lhe;”
Deus diz que por Sua ordem:todas as nações venham a crer Nele e a obedecer-Lhe”, isto demonstra que todas as nações, ou seja, toda a Humanidade será reconciliada com Deus através do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário, se crerem em Jesus Cristo como seu Salvador.
Marcos 16:16
“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.”
Esta passagem é universal; este “quem crer” é universal. Jesus morreu na cruz por todos e não só por alguns eleitos predestinados supostamente à partida por Deus.
2ªcarta aos Coríntios 5:14,15
”Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.”
E no versículo 19 da mesma carta, acrescenta:
“ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando Consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.”
Como poderia Deus decretar as ações pecaminosas de alguém? Deus seria então o autor do pecado. Dessa forma, os pecadores estariam em conformidade com a vontade de Deus. Mas sabemos que isso não é verdade, porque a Sua vontade é que todos se salvem:
João 6:40
Porque a vontade de Meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e Nele crer tenha a Vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia”.”
Deus é justo! A Sua vontade é soberana! Deus não condenaria ninguém por fazer algo que ele mesmo decretou à pessoa para ela fazer. Isso fica muito claro em toda a Bíblia mas algumas passagens maravilhosas não deixam margem para dúvidas:
Romanos 2:4 a 11
“Ou será que você despreza as riquezas da Sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o Seu Justo julgamento. Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento” Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade.”
2ªcarta a Timóteo 2:20,21
“Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos. Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.”
Ezequiel 3:18
“Quando eu disser a um ímpio que ele vai morrer, e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos para salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniquidade; mas para mim você será responsável pela morte dele.”
Até aqui podemos ver que Deus não se agrada de que o ímpio não se salve. Para quê Deus nos manda dissuadir uma pessoa dos seus maus caminhos se Ele já predestinou esse ímpio para a condenação? E ainda nos responsabilizaria pela morte desse ímpio que Ele próprio já tinha destinado à condenação? Deus não é um Deus de confusão!
Ezequiel 3:19
“Se, porém, você advertir o ímpio e ele não se desviar de sua impiedade ou dos seus maus caminhos, ele morrerá por sua iniqüidade, mas você estará livre dessa culpa.” 
Será que Deus elegeu ímpios antes da criação do mundo? Se Deus não deu liberdade de escolha ao Homem, então não existiriam os ímpios. E porquê? Porque Deus diz na Sua Palavra que não quer que ninguém se perca e Ele não faz excepção de pessoas.
Ezequiel 3:20 a
“Da mesma forma, quando um justo se desviar de sua justiça e fizer o mal, e Eu puser uma pedra de tropeço diante dele, ele morrerá.”
Nesta passagem, Deus está claramente a avisar o justo que, ao pecar ele pode perder a sua salvação ou morrer.
Ezequiel 3:20 b,21
“Uma vez que você não o advertiu, ele morrerá pelo pecado que cometeu. As práticas justas dele não serão lembradas; para mim, porém, você será responsável pela morte dele. Se, porém, você advertir o justo e ele não pecar, certamente ele viverá porque aceitou a advertência, e você estará livre dessa culpa”.”
Deus diz no mesmo livro de Ezequiel no capítulo 18:20 a 23
“Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a culpa do pai, nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e impiedade do ímpio lhe será cobrada.
Como poderia Deus culpar alguém por algo que Ele mesmo decretou ou predestinou ou seja, a condenação do ímpio?
“Mas, se um ímpio se desviar de todos os pecados que cometeu e obedecer a todos os meus decretos e fizer o que é justo e direito, com certeza viverá; não morrerá. Não se terá lembrança de nenhuma das ofensas que cometeu. Devido às coisas justas que tiver feito, ele viverá.”
Deus está, a nos dizer que não decreta a condenação de ninguém à partida, no sentido de que: faça a pessoa o que fizer, já estará condenada à perdição ou para a Salvação. Esta passagem ensina-nos exactamente o contrário, isto é: o ímpio viverá se fizer o que é justo aos olhos de Deus.
“Teria Eu algum prazer na morte do ímpio? Palavra do Soberano, o SENHOR. Ao contrário, acaso não Me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver?
Como pode alguém aceitar uma doutrina que ensina o contrário do que Deus diz de uma forma tão clara e explícita? Deus nos está a dar a liberdade de escolher entre continuarmos na impiedade ou buscarmos o caminho da justiça Dele.
Romanos 5:10
“Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de Seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por Sua vida!”
Como podem ser inimigos de Deus aqueles que Ele escolhe como seus à partida?
Tito 3:3 a 7
“Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando uns aos outros. Mas quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à Sua misericórdia, Ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por Sua graça, nos tornemos Seus herdeiros, tendo a esperança da Vida eterna.”
Toda a Bíblia nos ensina, do Génesis ao Apocalipse, a adorar a Deus e a obedecê-Lo. Deus nunca nos deixaria sem orientação, sem um ensino, sem nos advertir dos perigos da impiedade e do pecado. Todo o conhecimento da Verdade nos dá essa liberdade de escolha. Toda a Verdade que é a Palavra de Deus está contida na Bíblia, ela nos mostra como Deus é, como Deus pensa e como nos podemos tornar filhos Dele. Ensina-nos de onde vimos, o que estamos aqui a fazer neste mundo e para onde vamos. Esta liberdade, Deus concedeu ao homem porque lhe deu condições, conhecimento e sobretudo o Seu grande amor ao dar o Seu Filho Unigênito para derramar o Seu precioso sangue por toda a Humanidade para salvá-la. Também nos concedeu o Seu Espírito Santo para nos conduzir em toda a Verdade, aconselhar-nos e consolar-nos com o Seu poder. A soberania de Deus decreta e determina promessas que Ele nunca deixa de cumprir:
Gálatas 3:26
Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus…”
Atos dos Apóstolos 3:25
“E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: ‘Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados.”
Romanos 10:12 e 13
“Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
A soberania de Deus nunca poderá ser posta em causa pela doutrina do livre-arbítrio que Ele mesmo concedeu ao Homem. É maravilhoso o que Ele nos relata e nos mostra na Sua Palavra desde o princípio.
Génesis 2:9
“Então o SENHOR Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.”
Porque Deus plantou uma árvore do conhecimento do bem e do mal no meio do jardim? E por que é a árvore da vida estava ao lado dela? Colocou Deus barreiras, cercas, muros a rodear a árvore do conhecimento do bem e do mal para impedir Adão e Eva de terem acesso a ela? Não! Deus deu-lhes a Sua Palavra e advertiu-os do que aconteceria se eles comessem do fruto dessa árvore. Certamente morreriam. E depois de caírem no pecado Deus diz:
Génesis 3:22
Então disse o SENHOR Deus: “Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre”.”
O conhecimento acarreta responsabilidade e liberdade de escolha. Qual é a escolha? Entre o bem e o mal. Mas Deus na Sua soberania não permite que o Homem coma do fruto da árvore da vida e viva para sempre. E o que Ele fez?
Génesis 3:24
“Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.”
Nada do que o Homem pode dizer, fazer ou planear poderá colocar em causa a soberania de Deus:
Salmo 147: 5
“Grande é o nosso Soberano e tremendo é o seu poder; é impossível medir o seu entendimento.”
Romanos 11: 33 a 36




“Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos e inescrutáveis os Seus caminhos!“Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi Seu conselheiro?” “Quem primeiro lhe deu, para que Ele o recompense?” Pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém.”
Pode o Homem rejeitar a Graça de Deus e o Espírito de Deus ou Espírito Santo? Não, não pode! O Espírito da Graça foi derramado sobre toda a carne. Mas o Homem pode resistir ao Espírito Santo: Actos 7:51
“Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!
Apocalipse 3:20
“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele Comigo.” 
Mas não pode se opor à vontade soberana de Deus de derramar o Seu Espírito da Graça sobre toda a Humanidade ou que o Seu plano de redenção não fosse concluído por meio de Jesus Cristo, Seu Filho e Salvador. É pela graça que nós somos salvos!
Efésios 2:8 e 9
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”
Nunca nos podemos esquecer de que foi Deus que deu liberdade ao Homem para encher, subjugar e dominar na terra.
Salmo 115:16
“Os mais altos céus pertencem ao SENHOR, mas a Terra Ele a confiou ao homem.”
Foi Deus quem criou o Homem e não o Homem quem criou Deus.
1ª carta aos Coríntios 1: 21
“Visto que na sabedoria de Deus, o mundo não O conheceu por meio da sabedoria humana agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.”
Leia este texto com muita atenção e reflicta bastante nele até entender que Deus nos deu o livre arbítrio para escolhermos a nossa morada eterna. Não acredite em doutrinas que negam a dádiva do livre arbítrio para a TODA A HUMANIDADE. Sugerimos que leia o texto: “ Quem são os falsos profetas?” Clique aqui”