O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

A MISERICÓRDIA DE DEUS.

Série de estudos: O Poder de Deus contido nas Suas palavras.
Quando lemos no capítulo um do Evangelho de João que o Verbo/A Palavra se fez carne, tomamos conhecimento de que Deus se despiu da Sua glória e veio à Terra numa missão muito real e muito específica. Morrer por nós pecadores. O Verbo/A Palavra é Jesus Cristo, Deus feito homem e Ele age em nossas vidas. Assim é a misericórdia, mais uma palavra de acção e poder vinda de Deus. Jesus ensina-nos que temos de agir a compaixão pelos outros como Ele a agiu connosco. E quando esse sentimento se concretiza numa acção, isso é misericórdia. Tito 3: 4 a 6.
“Mas quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de actos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.”
Quem não for misericordioso com o seu próximo é condenado de pecado, mas quem foi triunfa no Juízo final. Jesus ensina-nos a andar em amor e a praticarmos a justiça sendo misericordiosos com o nosso próximo, essa é a misericórdia que triunfa sobre o Juízo. Tiago 2: 12, 13.
“Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade; porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!”
Quando somos misericordiosos com alguém beneficiamos essa pessoa e beneficiamo-nos a nós próprios. Assim, ao praticarmos a misericórdia ensinada na Bíblia também Deus terá misericórdia de nós no dia do Juízo. Mateus 5: 7.
“Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.”
Não é à toa que Jesus conta a parábola do bom samaritano (Lucas 10: 25 a 37). Dos três homens que passaram junto ao homem deixado quase morto pelos assaltantes, só um, o samaritano, é que agiu a compaixão que sentiu pelo ferido, ou seja teve misericórdia. Tratou-lhe das feridas e levou-o para uma hospedaria pagando a estadia do homem até ele se recuperar. Jesus perguntou ao homem da lei a quem contava esta parábola escrita em Lucas 10: 36, 37.
“Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus disse: “Vá e faça o mesmo.”
Agindo a nossa fé temos misericórdia pelos que estão no caminho largo da perdição eterna. Temos de olhar para eles com os olhos de nosso Senhor Jesus Cristo e ver o que Ele vê: Almas a caminho do inferno. Também seremos misericordiosos ao orarmos por um doente, como está escrito em Tiago 5:15.
“A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.”
O que nos compete fazer? Agir com misericórdia ao orarmos e Deus com o Seu maravilhoso poder levantará a pessoa, isto é, fará o milagre, porque o Senhor é cheio de compaixão e misericórdia. Judas 21 diz:
“Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a Vida eterna.”