O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

SATANÁS O ANJO CAÍDO.

Provérbios capítulo 25 versículo 2:
“A glória de Deus é ocultar certas coisas; tentar descobri-las é a glória dos reis.”
Desde o início dos tempos que Deus tinha um mistério oculto guardado e só por Si conhecido. Nem os anjos tinham conhecimento desse mistério. Que mistério é esse? O apóstolo Paulo revela-o à igreja de Éfeso:
Efésios capítulo 3 versículos 8 a 12
“Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas. A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.”
À igreja de Colossos, o mesmo apóstolo Paulo escreve:
Colossenses capítulo 2 versículos 2 e 3:
“…toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”
É absolutamente necessário que nós cristãos reconheçamos a enorme e maravilhosa Graça e Poder que Deus nos concedeu: que através da igreja a multiforme sabedoria de Deus fosse conhecida do mundo espiritual e do mundo físico e conceder a nós que nos tornámos-nos filhos de Deus, a Sua semelhança e a Vida eterna. Mas que tem satanás a haver com isto? Quem era satanás antes da sua queda? O que fazia ele? Porque caiu? Porquê tanto ódio contra a Humanidade?
Assim diz o Soberano, o Senhor, acerca de satanás, no livro do profeta Ezequiel capítulo 28 versículos 12 a 14:
“Você era o modelo da perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza. Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe,safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.”
Satanás foi criado por Deus, belo, sábio e com a missão de guardar o monte santo de Deus que ficava no Éden, no jardim de Deus. Satanás era um querubim guardião, Deus confiou-lhe a guarda do Seu monte santo para que nenhum anjo lá entrasse e tomasse conhecimento do “mistério de Deus, a saber, Cristo” (Cl 2:2) e o Seu plano de redenção e salvação para a Humanidade:
2ªTimóteo capítulo 1 versículos 9 e 10:
Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.”
Jesus Cristo o nosso Senhor e Salvador era o mistério oculto no monte santo de Deus como nos mostra o Espírito Santo pelas palavras do profeta Isaías no capítulo 2 versículos 2 a 5:
Nos últimos dias o monte do templo do SENHOR será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele. Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do SENHOR, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do SENHOR. Ele julgará entre as nações e resolverá contendas de muitos povos. Eles farão de suas espadas arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não mais pegará em armas para atacar outra nação, elas jamais tornarão a preparar-se para a guerra. Venha, ó descendência de Jacó, andemos na luz do SENHOR!”
Jesus Cristo, o mistério oculto, a Palavra de Deus ( João 1:10), O Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6), fez-se semelhante ao homem e fez o homem primeiramente semelhante a Si.
Filipenses 2:6 e 7:
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
No princípio disse Deus:
Gênesis 1:26:
“Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.”
Satanás desejou ser semelhante a Deus:
Isaías capítulo 14 versículo 14:
“Subirei além das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”.
Satanás desejou o que Deus Criador concedeu ao Homem: A imagem e a semelhança de Deus. Embora tendo Deus criado o querubim guardião como belo e sábio como é descrito em Ezequiel capítulo 28 versículo 11:
“Você era o modelo da perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza.”
Ele não tinha a imagem (a descrição de um querubim encontra-se em Ezequiel no capítulo 1 e no capítulo 10 versículos 3 a 22) e a semelhança de Deus. Tinha beleza, sabedoria, mas não tinha a semelhança de Deus e aquilo que Deus nos capacitou a nós seres humanos a ser:
1ªcarta de João capítulo 3 versículo 2:
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é.”
Este mistério estava oculto em Deus, porque da Sua eternidade e atemporalidade, Deus sabia que o homem iria cair no pecado, devido à tentação que o querubim orgulhoso (na serpente) fez a Eva, no jardim do Éden. E já tinha preparado o plano de redenção para a Humanidade através do derramamento do sangue puro de Jesus Cristo na cruz do calvário. Tornando-nos a nós seres humanos, Seus filhos, herdeiros e co-herdeiros de Jesus, santos inculpáveis, pela fé, aos que cressem no Seu Filho Unigênito, Jesus, como Senhor e Salvador:
Hebreus capítulo 2 versículo 10:
“Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.”
A semelhança de Deus são todas as qualidades que nos aproximam do que Deus é:
Gálatas capítulo 5 versículo 22 e 23:
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,  mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”
E sobretudo a grande característica da personalidade de Deus, a essência do que Ele é: SANTO. Por isso o apóstolo Pedro na sua primeira carta escreve inspirado pelo Espírito Santo, uma exortação aos crentes, para também serem santos:
1ª carta de Pedro capítulo 1 versículos 13 a 25:
“Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.  Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é Santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque Eu Sou Santo”. Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus. Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Pois “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.”
Satanás nunca poderá manifestar o fruto do Espírito nem se poderá “achar” santidade nele porque ele pecou e foi expulso do monte de Deus. A sua condenação já está decretada para toda a eternidade:
Salmo 15 versículos 1 e 2:
“SENHOR, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade…”
Nenhuma destas qualidades se aplicam a satanás porque se “achou maldade nele” e a sua ambição ou o seu “amplo comércio” levaram-no à violência (a conduzir uma rebelião contra Deus) e a pecar. No evangelho de João ficamos a saber como  Jesus descreve satanás ou o diabo:
João capítulo 8 versículo 44:
“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.”
Satanás ou o diabo não se apegou à verdade ou seja não se apegou a Deus e ao que Deus o comissionou para fazer. Ele ambicionou vôos mais altos. Ambicionou uma posição superior à que tinha e à dos outros anjos:
Isaías capítulo 14 versículos 13 e 14:
“Tu dizias a ti mesmo: “Subirei ao céu; elevarei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da congregação, nas extremidades do Norte. Subirei além da nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”.”
Ser semelhante a Deus também é uma posição privilegiada que só os filhos de Deus alcançam. E é ser participante da natureza divina:
1ªcarta de Pedro capítulo 1 versículos 3 e 5:
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.”
1ªcarta aos Coríntios capítulo 6 versículo 3:
“Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos?”
Esta é uma posição que satanás ambicionava ter:
Salmo 89 versículo 6:
“Pois, quem nos céus poderá comparar-se ao SENHOR? Quem dentre os seres celestiais assemelha-se ao SENHOR?”
Assim com essa ambição orgulhosa ele pecou:
Ezequiel capítulo 28 versículos 15 e 16:
“Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você. Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou.”
Ezequiel capítulo 28 versículo 17:
“Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor.”
Satanás corrompeu-se por se considerar melhor do que todos os anjos, mais belo e mais sábio e também se considerou capaz de desafiar a autoridade de Deus estabelecendo para si uma posição que Deus nunca lhe deu:
Isaías capítulo 14 versículo 13:
“Você, que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo.”
A missão que Deus lhe confiou foi a de guardar o monte santo. E não erguer lá um trono para si próprio e lá se assentar. Jesus revelou-nos (João 8:44) :”Ele(satanás) foi homicida desde o princípio”, e porquê? Porque ao rebelar-se convenceu um terço dos anjos a rebelarem-se com ele conduzindo-os à morte ou à separação eterna de Deus. E levou também o Homem a pecar, introduzindo assim o pecado e a morte (física e espiritual) na terra:
Apocalipse capítulo 12 versículo 4 e 7:
“Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas(anjos) do céu, lançando-as na terra.”
“Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus.”
Judas 6:
“E, quanto aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.”
Gênesis capítulo 3 versículos 13 a 15:
“O SENHOR Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez?” Respondeu a mulher: “A serpente (o diabo) me enganou, e eu comi”. Então o SENHOR Deus declarou à serpente (ao diabo): “Uma vez que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.”
Assim, ficou anunciado o plano de redenção: Jesus, o Filho de Deus nascido de mulher mas gerado pelo Espírito Santo, iria derrotar satanás, derramando o Seu sangue puro na cruz por todos nós. Sabemos agora a razão de tanto ódio que satanás e seus demónios (anjos caídos) nutrem por nós seres humanos. Aquilo que satanás tentou ter à força nos céus, Deus por Sua maravilhosa graça concedeu ao Homem: a Sua imagem, a Sua semelhança, a nossa adopção como Seus filhos e a Sua herança eterna em Jesus Cristo. E quanto a satanás e seus demónios?
Mateus capítulo 25 versículo 41:
“Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.”