O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

O QUE É O MUNDO?

(Se ainda não leu o texto: “Quem é satanás? Como o vencer?” Para uma melhor compreensão leia. Clique aqui!)
Como já lemos no texto anterior, durante o nosso Caminho em direcção à Vida eterna ao lado de Deus, teremos de lidar com três grandes inimigos! O diabo, o mundo e o nosso “eu”! Estamos a ver o que a Palavra de Deus diz sobre cada um deles. O 1º inimigo é o diabo ou satanás, que já estudámos. Agora vamos estudar o que Deus diz sobre o Mundo. O conceito de Mundo, na Bíblia, descreve a maneira de viver de toda a Humanidade, sob o ponto de vista espiritual, moral e material. No Mundo as pessoas vivem de maneira bem diferente daquela que Deus recomenda.Vivem de acordo com regras próprias visando os seus interesses. Quando Deus criou a Humanidade começando por Adão e Eva, deu-lhes domínio sobre tudo e também deu-lhes tudo o que precisavam. Também os dotou de livre-arbítrio para decidirem se queriam obedecer a Deus ou não. Deus ao entregar o Mundo para os dois, disse-lhes que para desfrutarem de tudo o que lhes foi dado, eles só precisavam de obedecer-Lhe espontaneamente. Infelizmente para todos os descendentes deles que somos todos nós, Adão e Eva tentados pelo diabo ou satanás, resolveram não obedecer a Deus e deram o Mundo que tinham recebido de Deus, para o diabo. Na Bíblia em Romanos 6:16 diz:
“Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?”
Adão e Eva escolheram obedecer ao diabo, tornaram-se escravos dele, e tudo o que Deus lhes tinha dado, eles deram ao diabo que passou a ser o dono do Mundo, como podemos confirmar o que está escrito em Lucas 4;5,6,7.
“O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: “Eu te darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se me adorares, tudo será teu”.
O Senhor Jesus que é o próprio Deus, foi tentado pelo diabo. O diabo ofereceu-lhe toda a autoridade sobre todos os reinos do mundo, ou seja, sobre toda a Humanidade; porque tudo isso lhe tinha sido dado e assim podia dar tudo a quem ele quisesse. Quem deu tudo isso ao diabo? Adão e Eva quando foram tentados por ele, não obedeceram a Deus e por isso acabaram por perder tudo. Você percebe que é tudo uma questão de obediência. Podemos obedecer a Deus, ou podemos obedecer ao diabo, não existe uma terceira opção. Jesus diz  isso em Lucas 11:23
“Aquele que não está Comigo é contra Mim, e aquele que Comigo não ajunta, espalha.”
Como se obedece a Deus? Tudo o que precisamos de saber está escrito na Sua Palavra, a Bíblia. Como se obedece ao diabo? Basta seguir as coisas que a Humanidade faz e que não estão de acordo com o que Deus aprova. Deus diz que muitas pessoas vão preferir seguir o curso moral do Mundo, que é um caminho amplo, do que seguir ao que Ele diz que é bom para todos, que é um caminho apertado. Em Mateus 7: 13,14 diz:
“Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição(no inferno), e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o Caminho que leva à Vida(eterna)! São poucos os que a encontram.”
Veja por exemplo: Os filhos preferem ouvir mais aos amigos do que aos pais, pois acham que os pais estão fora das modernidades que eles querem curtir. Nos anos 60/70 os hippies usavam drogas e a sociedade correctamente criticava-os. Hoje usar drogas (chamadas erroneamente de “leves”) é normal, nas séries de televisão para adolescentes faz-se a apologia ao uso de “ganzas” como uma coisa normal, e em todos os lugares eles fumam drogas como se estivessem a comer uma fruta!!! Isto para não falar também do álcool, do cigarro, jogos de azar, dos calmantes, dos adultérios, das mentiras, do consumismo desenfreado, entre milhares de outras coisas, que são também praticadas por adultos de todas as classes sociais. Deus quer que as pessoas obedeçam à sua Palavra porque só Ele sabe o que é melhor para nós, por isso Deus faz tanta questão da obediência. São duas as coisas que Deus quer de nós: Que O adoremos e que O obedeçamos. Leia o conselho que Ele nos dá em Romanos 12:2.
”Não se amoldem ao padrão(espiritual e moral) deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
2ª Pedro 1:4
“Dessa maneira, Ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.”
A maneira de viver das pessoas deste mundo ofende a Deus. Este Mundo está contaminado pelos pecados delas. Este Mundo está em trevas porque é dominado pelas forças espirituais do mal. Estas forças agem nos seres humanos tentando-os a fazer o que desagrada a Deus e eles fazem, assim como aconteceu com Adão e Eva. Em Efésios 2:1,2,3 diz:
Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está actuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne(o nosso “eu”), seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira(de Deus).”
Efésios 6:12
“pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”
Nós, os que optamos por verdadeiramente servir a Deus, sabemos que não podemos deixar-nos influenciar pela maneira de agir das pessoas deste Mundo, temos sim de mostrar-lhes que Deus desaprova essas condutas e ensinar-lhes o Caminho para a Vida eterna ao lado de Deus. Na 1ªcarta de João 5:19, diz:
“Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo(toda a Humanidade) está sob o poder do Maligno.”
1ªJoão 5:4,5
“O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.”
1ª João 4:14
“E vimos e testemunhamos que o Pai enviou Seu Filho para ser o Salvador do mundo.”
1ª João 4:9
“Foi assim que Deus manifestou o Seu amor entre nós: enviou o Seu Filho Unigénito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele.”
Evangelho de João 15:18,19
“Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas Eu(Jesus) os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.”
1ª João 1:15.16,17
“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
Efésios 4:17,18,19
“Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento do seu coração. Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.”
1ª Pedro 2:11,12
“Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.”
Tiago 4:4
“Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.”
Colossences 2:8
“Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.”
Gálatas 4:3
“Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo.”
Leia, releia e reflicta neste texto até que faça parte da sua maneira de pensar e agir, porque a cada dia temos de resistir a não fazermos as coisas que desagradam a Deus. Na Bíblia há muitas informações sobre o que devemos fazer para vivermos de acordo com Deus. Depois leia o ultimo texto deste estudo: Quem é o nosso “eu”? Clique aqui!