O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

QUEM É O NOSSO “EU”?

(Se ainda não leu o texto: “O que é o mundo?” Por favor leia para uma melhor compreensão deste texto. Clique aqui!)
Este é o ultimo texto dos estudos, sobre os três grandes inimigos que temos de enfrentar, durante o nosso Caminho em direcção à Vida eterna ao lado de Deus. Na Bíblia o nosso “eu” é normalmente chamado de carne. O nosso “eu” é tudo o que nós pensamos, desejamos, agimos, e que está em desacordo com a vontade de Deus para nós. Agir em desacordo com Deus é pecar. Na Bíblia Deus diz o que é melhor para nós, por isso este nosso “eu” precisa de mudar e começar a pensar, desejar, agir de acordo com o que Deus diz em Romanos 8:8.
“Quem é dominado pela carne(o nosso “eu”) não pode agradar a Deus.”
Em quase todas as coisas que as pessoas fazem, não admitem que estão a errar ao fazê-las, por isso dão todos os tipos de desculpas para as fazerem, tais como:
  • “Foi assim que me ensinaram.”
  • “Sempre vi ser feito assim.”
  • “Há muitas pessoas que fazem até pior do que eu.”
  • “Se eu não fizer isso como vou poder vencer neste mundo tão competitivo.”
  • “Desde que a humanidade existe penso que já era assim e não há como mudar isso.”
  • “Eu não sou e nem quero ser santo.”
  • “Não prejudico ninguém com isso, só não quero que me chateiem com esses moralismos antigos.”
  • “Não fui eu quem fez as regras deste mundo.”
  • “Mesmo que eu quisesse fazer o que é certo, eu não saberia como fazê-lo.”
  • “Fazer isto hoje em dia não é errado, quem sabe no passado foi.”
  • “Quem pode provar que a Bíblia diz o que está certo, ela foi escrita por homens.”
  • “Eu gosto de fazer isto, e ninguém tem nada a ver com isso, porque eu é que pago as minhas contas.”
  • “Se Deus diz que o que eu faço não está certo, é problema Dele, porque eu não vou mudar, porque eu não quero.”
  • “Afinal eu nunca matei, nem estuprei, nem roubei, etc, etc.”    
A verdade é que as desculpas não são aceitas por Deus, porque temos a obrigação de saber o que Deus diz na Bíblia, sobre o que é certo e o que é errado, e depois desejarmos fazer o que é certo. Romanos 13: 14 diz:
“Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo(no que a Bíblia diz que devemos fazer), e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne(o nosso“eu”).” 
Quando se quer obedecer a Jesus, o nosso “eu” vai dizer-nos que gosta mais das coisas do jeito que sempre foram. Começa então, uma luta em nossa mente, uma parte quer fazer as coisas à maneira de Deus, e a outra parte quer continuar a fazer as coisas à nossa maneira. Por exemplo: A mentira. Ela está em todas as mentes e bocas, das crianças aos idosos, dos pobres aos ricos, dos pouco cultos aos muito cultos, dos orientais aos ocidentais. Deus diz que um dos mais graves pecados é a mentira. As pessoas ao longo dos séculos usam-na cada vez mais e para todos os fins. Claro que ela é sempre justificada com todas as desculpas hipócritas. Chega-se ao cúmulo de dizer aos filhos que não é correcto mentir, mas ao mesmo tempo mente-se à frente deles. Veja o cenário: O filho esconde as más notas do colégio aos pais, estes descobrem e dão-lhe uma lição de moral sobre a mentira, mas em seguida o telefone toca e o pai diz ao filho: “Se for o fulano, diz que eu saí e não sabes a que horas volto!” Até pode estar a pensar agora, que essa atitude não pode ser considerada uma mentira, afinal de contas o pai só não está com paciência de falar com o fulano, porque ele é um chato e uma pessoa educada não diz isso na cara de ninguém. Pois é, agora além de mentiroso o pai também é um hipócrita, o que para Deus também é pecado grave. No Evangelho de João 8;44 a 47 diz:
“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. No entanto, vocês não crêem em Mim, porque lhes digo a verdade! Qual de vocês pode Me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em Mim? Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não O ouvem porque não pertencem a Deus”.
Jesus diz aqui exactamente o que Ele pensa sobre a mentira e sobre os mentirosos, você pode pensar que isto é muito radical, afinal de contas você acredita que Jesus é amor! Não se engane porque o seu “eu” neste momento, está a dizer-lhe que o “jesus” que você sempre ouviu falar, é compreensivo porque aceita todos os seus pecados! O verdadeiro Jesus Cristo, que só pode ser conhecido na Bíblia, não aceita os nossos pecados, muito pelo contrário, Ele aconselha a nos arrependermos e deixarmos os pecados o mais rápido possível. E em seguida a lhe pedirmos perdão, porque se ficarmos a pecar deliberadamente “Pois o salário do pecado é a morte,” (Romanos 6:23) então sofreremos os ataques do diabo que só veio para nos “matar, roubar e destruir.” (João 10:10) Se você acabou de perceber que anda a fazer tudo errado segundo a opinião de Deus e quer mudar, saiba que não é possível ao ser humano fazer por ele mesmo esta mudança de uma maneira definitiva, porque só Deus tem o poder para nos mudar. Deus fará isso quando nós reconhecermos que precisamos de mudar, porque sabemos que do jeito que estamos não O agradamos. (Lembre-se que só Deus sabe o que é melhor para a Humanidade porque foi Ele quem criou tudo) Precisamos verdadeiramente desejar mudar, porque sabemos que amar a Deus é obedecer-Lhe. No Evangelho de João capítulo 14 versos 15, 23, 24 diz:
Se vocês Me amam, obedecerão aos Meus mandamentos. Respondeu Jesus:Se alguém Me ama, obedecerá à Minha Palavra(a Bíblia). Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. Aquele que não Me ama não obedece às Minhas Palavras. Estas Palavras que vocês estão ouvindo não são Minhas; são de Meu Pai que Me enviou.”
Se você reconhece que é um pecador, e está decidido a deixar o pecado, saiba que só Deus pode operar a mudança em si. O próximo passo é lutar contra o seu “eu”. Se já entregou a sua vida ao Senhor Jesus, então tem de seguir a cada dia as orientações Dele. No Evangelho de Marcos 8:34 a 38 diz:
“Então Ele(Jesus) chamou a multidão e os discípulos e disse:  “Se alguém quiser acompanhar-Me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma? Se alguém se envergonhar de Mim e das Minhas Palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.
O que é negar-se a si mesmo e carregar a sua cruz? É a cada dia dizer NÃO ao que o seu “eu” deseja fazer, e o obrigar a fazer o que Jesus diz que é melhor para si. Simbolicamente é como carregar uma cruz, porque o nosso “eu” ficou acostumado a ter sempre as vontades dele feitas por nós, mas agora vai ter de se contentar em só fazer o que Jesus aprova. Gálatas 5:16 a 21 diz:
“Por isso digo: Vivam pelo Espírito(o que está escrito na Bíblia), e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne(o nosso “eu”). Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito(Santo), não estão debaixo da Lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções  e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.”
Romanos 8:5 a 15
“Quem vive segundo a carne(o nosso “eu”) tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito(o que está escrito na Bíblia), tem a mente voltada para o que o Espírito(Santo) deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de facto o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os actos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adopta como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.”
Como já dissemos, só pelo poder do Espírito Santo de Deus podemos mudar os desejos do nosso “eu” que são contrários à vontade de Deus para nós. A nossa parte é desejar agradar a Deus e fazer o que Ele manda. Um cristão certo dia, cedeu à tentação que sempre vem do diabo e resolveu experimentar a droga. O “eu” dele gostou dos prazeres da cocaína, mas ele sabia que com isso estava a desagradar totalmente a Deus, porque na Bíblia está escrito que o nosso corpo tem de ser cuidado por nós. Em 2ªCoríntios 3:16,17 diz:
“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.”
Então, para voltar a agradar a Deus, ele sabe que tem de arrepender-se e livrar-se desse vício que o seu “eu” gosta, mas Deus não aprova. Só que ele não consegue libertar–se disso com a sua própria força, por isso com toda a sinceridade coloca-se totalmente na dependência de Deus, e começa por arrepender-se de ter cedido à tentação, e depois deseja verdadeiramente que Ele aja o Seu poder libertador. Em Romanos 15:19 diz:
“pelo Poder de Sinais e Maravilhas e por meio do Poder do Espírito de Deus.”
Romanos 8:12
“….mas, se pelo Espírito(Santo) fizerem morrer os actos do corpo(as vontades do nosso “eu”), viverão….”
Marcos 11:22,23,24
“Respondeu Jesus: “Tenham fé em Deus. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.  Portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.”
 João 8:36
“Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres”
É muito provável que o diabo volte várias vezes a pôr na mente da pessoa pensamentos do tipo: “Se cheirasses agora, ias ficar menos ansioso”; ou colocando-a em situações que sugerem a vontade de consumir a droga, como por exemplo: “Vamos curtir a festa e cheirar mais uma vez porque a vida é curta”. Afinal o “eu” gosta dos prazeres da droga. Quando isto acontecer tem de se clamar imediatamente a Deus de todo o coração e com toda a sinceridade, para que Ele aja o Seu poder e assim nos livre do mal. Ninguém consegue enganar Deus. Temos de ser totalmente sinceros, senão nada acontece. E assim, o diabo desistirá mais cedo ou mais tarde. Eu nunca vi isto dar errado, quando a pessoa faz o que Deus diz para ela fazer. Muitas pessoas não se libertam dos pecados, porque não desejam com sinceridade. Nunca vi um cigarro acender-se sozinho, nem um adultério a ser cometido sem alguém dar um passo nesse sentido, nem alguém ficar bêbado sem beber ou ficar drogado sem cheirar, fumar ou se injectar, etc, etc. O que eu quero dizer é que quando o diabo vier com as tentações, elas começarão sempre na nossa mente em forma de maus pensamentos. Se nesta hora clamarmos a Deus, e dirigirmos os os pensamentos para ficarem de acordo com a Palavra de Deus, então, seremos libertos. Deus garante-nos que nem o diabo, nem o mundo, nem o nosso “eu” poderão vencer o Espírito Santo que habita em de nós.
“…….. levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo…..” (2ª Coríntios 10:5)
“e clame a Mim no dia da angústia; Eu o livrarei, e você me honrará.” (Salmo 50:15)
“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome, lhes ensinará todas as coisas…..” (João 14:26)