O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

O NOVO NASCIMENTO.

Para uma pessoa se tornar um cristão, ou seja, um discípulo de Jesus Cristo, ela precisa de saber algumas coisas sobre ela mesma, e elas estão escritas na única Palavra de Deus Criador, a Bíblia. Uma das revelações mais importantes é saber o que nós somos! Leia na 1ª Carta aos Tessalonicenses capítulo 5 versículo 23:
“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”
Deus diz aqui, que o ser humano é composto por um espírito, uma alma e um corpo; pela mesma ordem podemos dizer que somos um espírito, que tem uma alma e habita num corpo. Muitas pessoas acham que espírito e alma, são a mesma coisa, mas Deus através da Sua Palavra, nos esclarece que não são, apesar de parecerem. No livro de Hebreus capítulo 4 versículo 12 diz:
“Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.”
Perceba agora que só podemos entender a diferença entre espírito e alma, se usarmos a Bíblia que é a Palavra de Deus. Todos nós sabemos que temos um corpo, porque o vemos e o sentimos, e não temos nenhuma dúvida que este nosso corpo um dia vai morrer e virar pó. Agora o que é a alma? Como sabemos que a temos? Todas as coisas que Deus nos diz, dependem de nós para cremos ou acreditarmos nelas, se escolhemos acreditar em Deus, então temos de colocar a nossa fé Nele, ou seja, acreditarmos no que está escrito na Bíblia. Sugiro que primeiro leia o texto: “O que é a fé?” Clique aqui! Todos nós temos pensamentos e não podemos provar a ninguém que os temos. Como alguém pode provar o que está a pensar? Mas a verdade é que todos temos pensamentos o tempo todo. Estes pensamentos e vontades levam o nosso corpo a agir ou não, e também sabemos que é no nosso cérebro que estes pensamentos e vontades estão; então podemos entender que a nossa alma faz o nosso cérebro funcionar. Se abrirmos um cérebro não vamos ver pensamentos ou vontades algumas nele, mas sabemos que ele os tem! A alma é algo sobrenatural ou espiritual que não pode ser visto, e não podemos provar que ela existe, mas pela fé ela existe e não vai morrer. É diferente o que vai acontecer com o cérebro, porque sabemos com toda a certeza que um dia ele vai virar pó. Precisamos de fé para acreditar que a alma existe, porque Deus o afirma na Bíblia. Leia no Evangelho de Mateus 10:28.
“Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo Daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.”
A alma não pode ser morta por nenhum ser humano, mas o cérebro sim! Veja quantos assassinatos já aconteceram. Quem é o único que pode destruir a alma e o corpo no inferno? Só Deus! O inferno só será conhecido no porvir, pelos desobedientes a Jesus, depois que estes morrerem fisicamente. Mas a alma pode ser salva do inferno; ela tem um preço que não é material; ela só será salva mediante a fé em Jesus Cristo, Quando a pessoa decide arrepender-se dos seus pecados e entregar-Lhe a sua vida, para passar a viver da maneira que Ele manda, se perseverar em obedecê-Lo, então no porvir, a sua alma será salva do inferno. No Evangelho de Mateus 16:26,27 diz:
“Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? Pois o Filho do homem(Jesus) virá na glória de Seu Pai, com os Seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.”
Jesus tinha alma, em Isaías 53:11, está escrito sobre isso:
“Depois do sofrimento de Sua alma, Ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo Seu conhecimento Meu servo Justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles.”
Deus diz que a alma de Jesus sofreu, ou seja, o centro das vontades e desejos de Seu corpo, precisou sofrer para ser aperfeiçoado, no livro de Hebreus 5:7,8,9.
“Durante os Seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, Àquele(Deus o Pai) que O podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da Sua reverente submissão. Embora sendo Filho(de Deus), Ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu(na Sua alma); e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem,”
Podemos concluir que a alma é o centro do nosso pensar, e ela não morre junto com o nosso corpo que vai virar pó. Agora vamos saber sobre o nosso espírito, mas para melhor entendermos que a alma não é o espírito, leia 1ª Coríntios 14:14,15.
“Pois, se oro em uma língua, meu espírito ora, mas a minha mente(alma) fica infrutífera. Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento(alma); cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento(alma).”
Quando oramos com entendimento, ou seja, sabemos o que estamos a dizer a Deus, estamos a orar através da nossa alma ou mente. Mas quando oramos com o espírito, que também é uma forma de orarmos a Deus, pelo nosso espírito falamos mistérios, e nos edificamos a nós mesmos, mas a nossa alma fica infrutífera, ou seja, ela não entende nada do que sai da nossa boca. Mas afinal o que é um espírito? Somos um espírito, que tem uma alma e habita num corpo. Do corpo já falamos, da alma também, e do espírito, como já lemos parece-se muito com a alma, mas não é a mesma coisa. Vamos ler agora no Evangelho de João 3:5 a 8.
“Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito(Santo). O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito(Santo) é espírito. Não se surpreenda pelo fato de Eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito(Santo)”.
É o que Jesus diz sobre o espírito, que este é gerado pelo Espírito Santo, então nós somos um espírito criado por Deus. Leia no livro de Job capitulo 33:4,
“O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida.” 34:14,15. Se fosse intenção Dele(Deus), e de facto retirasse o Seu espírito e o Seu sopro, a humanidade pereceria toda de uma vez, e o homem voltaria ao pó.”
Por causa do pecado de Adão o nosso espírito nasceu contaminado, ou seja, todos nascemos em pecado, por isso o nosso espírito precisa nascer de novo, pela fé em Jesus Cristo. Se desejarmos ter acesso ao reino de Deus, temos de nascer da água, que é um baptismo de arrependimento feito nas águas, iniciado pelo profeta João. Leia Colossenses 2:11,12,13.
“Nele(em Jesus) também vocês(nós que demos a nossa vida para Jesus) foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne(é o separar do nosso corpo da sua natureza pecaminosa). Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com Ele(Jesus) no baptismo, e com Ele foram ressuscitados(quando nos baptizamos o espírito pecador morre, e renasce outro sem pecado) mediante a fé no poder de Deus que O ressuscitou dentre os mortos. Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne(da sua natureza pecaminosa), Deus os vivificou com Cristo.
O nascer do Espírito, é sermos cheios no nosso novo espírito, com o Espírito Santo e poder, assim como Jesus o foi no rio Jordão. Em 2ª Coríntios 5:17 diz,
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
Quando alguém nasce de novo, o seu corpo não nasce de novo, nem a sua alma nasce de novo, o que nasce de novo é o espírito! Leia no Evangelho de João 3:1 a 21, toda a explicação de Jesus sobre o novo nascimento do espírito.
“Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”. Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo ”. Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!” Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito(Santo). O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito(Santo) é espírito. Não se surpreenda pelo fato de Eu(Jesus) ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito(Santo)”. Perguntou Nicodemos: “Como pode ser isso?” Disse Jesus: “Você é mestre em Israel e não entende essas coisas? Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho. Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais? Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem(Jesus). Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que Nele crer tenha a Vida eterna.“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigénito, para que todo o que Nele crer não pereça(no inferno), mas tenha a Vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio Dele. Quem Nele(em Jesus) crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado(ao inferno), por não crer no nome do Filho Unigénito de Deus. Este é o julgamento: a luz(Jesus) veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz(Jesus) e não se aproxima da luz(Jesus), temendo que as suas (más)obras sejam manifestas. Mas quem pratica a Verdade(a Bíblia) vem para a luz(Jesus), para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”.
O espírito tem como voz a consciência. Quem pode afirmar que não tem uma consciência que se manifesta, quando fazemos coisas más? E quem não se sente mal quando faz coisas más? Há pessoas que fazem coisas más a si e aos outros, mas fingem que isso não as incomoda. Já outras fazem tantas coisas más, que chegam ao ponto de cauterizar a sua consciência na maior parte do tempo, mas mesmo assim ela não deixa de alertar a pessoa. Leia o texto: “O bem e o mal.” Clique aqui! Reflicta em tudo isto que leu, e peça a Deus, de todo o seu coração, que o ajude a entender mais sobre estes assuntos, e certamente Ele o ajudará. O nosso espírito habita no nosso coração e quando nascemos de novo o Espírito Santo vem ser um só com o nosso espírito.
“Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele” 1ª Coríntios 6:17