O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

A LOUCURA DE DEUS!

Este texto pretende mostrar as dificuldades que todas as pessoas têm, quando são confrontadas com a Palavra de Deus, que é Bíblia. Elas só podem ser superadas com atitudes de humildade! É o próprio Deus que afirma sobre a Sua loucura, nesta passagem:
“Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.” (1ª Coríntios 1:25)
Não podemos imaginar que Deus é louco, mas se Ele afirma isso, certamente nos mostrará o que isso quer realmente dizer. Vamos começar por ver a definição da palavra loucura, no dicionário:
loucura s. f.
1. Alienação mental.
2. Insensatez; imprudência.
3. Extravagância.
4. Doidice, ato descontrolado ou irrefletido.
Percebemos que todos os significados são depreciativos, então porque será que Deus fala isso Dele mesmo? Porque as coisas que estão escritas na Bíblia, realmente são consideradas loucas, mas só pelas as pessoas que as quiserem entender e aceitar usando a sabedoria humana.
“Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se “louco” para que se torne sábio. 19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios na astúcia deles”; 20 e também: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe como são fúteis” (1ª Coríntios 3:18 a 20)
Para entendermos e aceitarmos como Verdade absoluta o que está escrito na Bíblia, precisamos ser humildes e nos rendermos à Sabedoria de Deus que é dada pelo Espírito Santo, àqueles que a pedirem. Se formos orgulhosos da nossa sabedoria humana, nunca receberemos a Sabedoria de Deus!
“Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede Graça aos humildes”. (Tiago 4:6)
“Se algum de vocês tem falta de Sabedoria(de Deus), peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. 7 Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, 8 pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.” (Tiago 1:5 a 8)
Leia esta passagem, onde o Apóstolo Paulo foi pregar a Palavra de Deus ao rei Agripa ao governador romano Pórcio Festo, depois dele ter exposto as revelações foi interrompido por Festo, este alegou que Paulo estava louco! .
"A esta altura Festo interrompeu a defesa de Paulo e disse em alta voz: “Você está louco, Paulo! As muitas letras o estão levando à loucura!” 25 Respondeu Paulo: “Não estou louco, excelentíssimo Festo. O que estou dizendo é verdadeiro e de bom senso." (Actos dos Apóstolos 26:24 e 25)
Como eles não tinham a Sabedoria de Deus para entender e aceitar a Palavra de Deus que Paulo falava, e também eram orgulhosos da sua sabedoria humana, então, achavam que Paulo estava louco por dizer coisas que lhes pareciam sem sentido, mas ele estava a dizer a Verdade e Ela será sempre de bom senso, para quem crer Nela pela fé! Imagine por exemplo, se você quisesse ler um livro em "chinês", muito provavelmente não conseguiria. Por mais que virasse as folhas dia após dia, não ia perceber nada! Então, o seu nível de sabedoria humana para ler esse livro em chinês, não ia servir para nada! Mas você sabe que se quisesse realmente ler esse livro, iria procurar um professor de chinês, e ele poderia ensinar-lhe dia após dia, então depois de você muito se aplicar por uns meses ou até anos, finalmente você conseguiria ler o tal livro! É claro que você nunca iria fazer-se de orgulhoso para com professor, a dizer-lhe que você é muito sábio, sabe tudo e que ninguém lhe pode ensinar nada porque você é muito vivido, etc, etc! Você ia ser humilde porque queria aprender "chinês", para ler o tal livro! Assim são as pessoas não verdadeiramente cristãs com relação à Bíblia, lêem e lêem, mas não percebem NADA! E recusam a ajuda do professor Espírito Santo, porque são orgulhosos, por isso revoltam-se contra a Bíblia e dizem que ela é cheia de contradições, injustiças, sangrenta, escrita por homens, etc. Se você é uma destas pessoas, então a Bíblia para você mesmo que ela esteja escrita em português, é "chinês"! Pode lê-la milhões de vezes, mas nunca vai entender nada! Se não fosse tão orgulhoso da sua sabedoria humana, poderia começar a perceber pela Sabedoria de Deus, algumas coisas básicas do que está escrito nela! Vou dar um exemplo SIMPLES: a palavra LOUCURA você já sabe o que significa, então tente entender este versículo em 1ª Co 1:21b "...agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da LOUCURA da pregação." Ou seja, Deus decidiu porque quis, salvar do inferno, as pessoas que acreditarem nas “loucuras sábias” que estão escritas na Bíblia! Para finalizar este estudo, sugiro que leia o texto:“O que é a fé?”, Clique aqui! Em seguida leia e reflicta bastante, nestas passagens da Bíblia, e perceba os contextos em que está inserida a palavra loucura:
"18 Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o
poder de Deus. 19 Pois está escrito:
“Destruirei a sabedoria dos sábios
e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”.
20 Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 21 Visto que, na Sabedoria de Deus, o mundo não O conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. 22 Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; 23 nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a Sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. 26 Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. 27 Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. 28 Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, 29 a fim de que ninguém se vanglorie diante Dele. 30 É, porém, por iniciativa Dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou Sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, 31 para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”."
 (1ª Coríntios 1:18 a 31)


"1 Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloquente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. 2 Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. 3 E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocês. 4 Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, 5 para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. 6 Entretanto, falamos de Sabedoria entre os que já têm maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. 7 Ao contrário, falamos da Sabedoria de Deus, do mistério
que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória. 8 Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9 Todavia,
como está escrito:
“Olho nenhum viu,
ouvido nenhum ouviu,
mente nenhuma imaginou
o que Deus preparou
para aqueles que O amam”;
10 mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. 11 Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12 Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. 13 Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. 14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. 15 Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois
16 “quem conheceu a mente do Senhor
para que possa instruí-Lo?”
Nós, porém, temos a mente de Cristo."
(1ª Coríntios 2:1 a 16)