O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

COMO UM VERDADEIRO CRISTÃO DEVE-SE RELACIONAR COM OS AMIGOS DO MUNDO?

Este assunto é um pouco difícil de ser entendido e praticado pelos verdadeiros cristãos, mas como sempre temos a ajuda do Espírito Santo, para nos ajudar a entender e a praticar, a Palavra do Único Deus Criador de tudo, a Bíblia. Todos aqueles que entregaram a sua vida para o Senhor Jesus, têm de começar a viver da maneira que Ele recomenda, por mais difícil que nos pareça. Se confiarmos nos Seus conselhos, certamente alcançaremos os objectivos para os quais Ele nos comissionou.
Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o SENHOR e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.” Provérbios 3:5 a 8
Hoje em dia, a grande maioria dos que são verdadeiros cristãos vieram do mundo, ou seja, não nasceram nem cresceram num lar onde os princípios de Jesus eram praticados diariamente. O conceito de mundo, na Bíblia, descreve a maneira de viver de toda a Humanidade (excepto os verdadeiros cristãos), sob o ponto de vista espiritual, moral, físico e material. No mundo as pessoas vivem de maneira bem diferente daquela que Deus recomenda. Vivem de acordo com regras próprias visando os seus interesses egoístas, esta maneira de viver ofende a Deus! O mundo está contaminado pelos pecados delas, ele está em trevas porque é dominado pelas forças espirituais do mal, que são o diabo e os seus demónios.
“Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno(o diabo).” (1ª Carta de João 5:19)
Estas forças agem nos seres humanos, tentando-os a fazer o que desagrada a Deus, e eles fazem! Assim como aconteceu com Adão e Eva! Por isto tudo, quando nos convertemos ao Senhor Jesus, todos os nossos amigos que faziam parte da nossa vida e que ainda não se converteram, permanecem no mundo, a fazer as coisas que desagradam ao Senhor Deus, o Criador de tudo. Então surge a pergunta: Como um verdadeiro cristão deve-se relacionar com os amigos do mundo? Devemos nos relacionar com eles exactamente como a Bíblia nos orienta.
“Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas. Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: “Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’ ?” Jesus lhes respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”. (Lucas 5:27 a 32)
“Pois veio João, que jejua e não bebe vinho, e dizem: ‘Ele tem demónio’. Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e “pecadores” ’. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham”. (Lucas 7:33 a 35) 
Agora leia e reflicta nestas passagens bíblicas, e pense que tipo de conversas os seus amigos do mundo têm quando se encontram. Para ficar mais fácil lembre-se de alguns tipos de conversas em que você mesmo já participou.Vamos dar algumas sugestões para ajudá-lo a relembrar:
  • “Criticar tudo e todos, desde os políticos até aos parentes.”
  • “Falar palavrões é uma coisa corriqueira entre as pessoas.”
  • “Contar desgraças e ter prazer em fazê-lo.”
  • “Falar sobre doenças e idas aos médicos com trocas de bulas.”
  • “Contar piadas com o sentido de denegrir o próximo.”
  • “Enaltecer os deuses dos desportos tais como o futebol.”
  • “Achar-se o mais sábio em todos os assuntos.”
  • “Falar sobre as conquistas materiais como forma de orgulho e superioridade perante os outros.”
  • “Falar da vida alheia e fingir que só está a querer ajudar.”
  • “Falar do sexo oposto com intenções de cobiça, ou do mesmo sexo com intenções de critica.”
  • “Falar da vida intima conjugal.”
  • “Zombar do próximo, falar frases recheadas de duplo sentido.”
  • “Enaltecer aqueles que ganham grandes fortunas nas suas profissões, e desejar ser como eles, porque acreditam que o deus dinheiro é a solução para o seu vazio e para todos seus problemas.”
  • “Conversas acerca de futilidades.”
  • “Contar mentiras com os mais variados propósitos.”
  • “Conversas recheadas de hipocrisia.”
  • “Falar mal de pessoas que não estão presentes.”
  • “Falar mal de Deus e compará-Lo aos deuses das religiões”
  • Etc, etc.
“Entre vocês(os verdadeiros cristãos) não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos(os verdadeiros cristãos). Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, acções de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas. Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas. Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos(espirituais) e Cristo resplandecerá sobre ti”. (Efésios 5:3 a 14)
Você já sabe o que se fala no mundo, e sabe que Jesus não aprova. Nestes encontros de Jesus com os pecadores, você pode ter a certeza de que nenhum tema mundano era conversado, o tema era um só:
“Eu(Jesus) não vim chamar justos(aqueles que andam segundo os conselhos de Jesus), mas pecadores ao arrependimento.” (Lucas 5:32)
Jesus nesses encontros falava aquilo que nós como seus seguidores devemos falar: Chamar as pessoas ao arrependimento! No entanto só devemos fazê-lo com a orientação e a sabedoria dada pelo Espírito Santo. Não adianta forçar ninguém entregar a sua vida para Jesus!
“Esta é a palavra do SENHOR para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito(Santo), diz o SENHOR dos Exércitos. (Zacarias 4:6)
Devemos revestir-nos da sabedoria de Deus para sermos:
“Eu(Jesus) os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas.” (Mateus 10:16)
Temos de ser luz para o mundo que está em trevas:
“Pois assim o Senhor nos ordenou: ‘Eu fiz de você(que se diz verdadeiro cristão) luz para os gentios(pessoas que não entregaram a sua vida a Jesus), para que você leve a salvação até aos confins da terra’ ”. (Actos 13:47)
Se somos cristãos e deixámos amigos no mundo, devemos ser sinceros e reprendê-los sobre a sua condição de pecadores. Mas devemos fazer isso com sabedoria e sempre fundamentados na Palavra de Deus. Vamos dar um exemplo: um amigo seu que está no mundo, procura-o para lhe contar que está a ter um caso extra-conjugal, ou que está farto do cônjuge. Ele pede-lhe ajuda para que você o encubra e lhe dê um “álibi”, ou até lhe pede um conselho para sair dessa situação. E você diz o quê? O que ele quer ouvir, ou o que Deus diz sobre esse assunto?
Quem repreende o próximo obterá por fim mais favor do que aquele que só sabe bajular”. (Provérbios 28:23)
Temos de ter todo o cuidado para não nos contaminarmos com a maneira de agir das pessoas que ainda estão no mundo. Temos de ser luz para elas, e não elas serem trevas para nós. Leia e reflicta nestes conselhos de Deus para os cristãos.
“Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”. (1ª Coríntios 15:33)
Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3)
“…..não participe dos pecados dos outros….” (1ª Timóteo 5:22)
Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. Portanto, saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e Eu os receberei” “e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor todo-poderoso. (2ª Coríntios 6:14 a 18)
“De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito(Santo) que Ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? Mas Ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. (Tiago 4:1 a 6
Jesus diz-nos agora o que devemos fazer pelos nossos amigos que estão no mundo, devemos dar-lhes Jesus que é a nossa vida.
“O Meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. (João 15:13)

Agora se eles não quiserem o que temos de melhor para dar-lhes, então não se engane, porque Deus é Justiça e os seus filhos têm de agir de acordo com Ele.

Se o seu próprio irmão ou filho ou filha, ou a mulher que você ama ou o seu amigo mais chegado secretamente instigá-lo, dizendo: ‘Vamos adorar outros deuses!’ — deuses que nem você nem os seus antepassados conheceram, deuses dos povos que vivem ao seu redor, quer próximos, quer distantes, de um ao outro lado da terra — não se deixe convencer nem ouça o que ele diz. Não tenha piedade nem compaixão dele e não o proteja.” (Deuteronómio 13:6 a 8)
“A língua deles é como um arco pronto para atirar. É a falsidade, não a Verdade, que prevalece nesta terra. Eles vão de um crime a outro; eles não Me reconhecem”, declara o SENHOR. “Cuidado com os seus amigos, não confie em seus parentes. Porque cada parente é um enganador, e cada amigo um caluniador. Amigo engana amigo, ninguém fala a Verdade. Eles treinaram a língua para mentir; e, sendo perversos, eles se cansam demais para se converterem. De opressão em opressão, de engano em engano, eles se recusam a reconhecer-Me”, declara o SENHOR.” (Jeremias 9:3 a 6)
“Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo (Gálatas 1:10)
“Vocês bem sabem que a nossa palavra nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha. Nem buscamos reconhecimento humano, quer de vocês quer de outros.” (1ª Tessalonicenses 2:5,6)
Para finalizar, Deus recomenda que oremos pelos nossos amigos do mundo e que também testemunhemos a nossa vida em Cristo. Se eles quiserem se apartar de si, não fique triste e continue a orar por eles, para que o diabo pare de os cegar.
O deus desta era (que é o diabo) cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do Evangelho da glória de Cristo(a Bíblia), que é a imagem de Deus.” (2ª Coríntios 4:4)
Sou amigo de todos os que Te temem e obedecem aos Teus preceitos.” (Salmo 119:63)