O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

O QUE ALCANÇARÁ AQUELE QUE PÕE A SUA FÉ NOS BENS MATERIAIS?

Este texto é sobre o que está escrito no evangelho de Marcos 10:17 a 31.
“Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direcção e se pôs de joelhos diante Dele e lhe perguntou: “Bom mestre, que farei para herdar a Vida eterna?” Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos: ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’ ”. E ele declarou: “Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência”. Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse Ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me.” Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!”  Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”. Então Pedro começou a dizer-lhe: “Nós deixamos tudo para seguir-te”. Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros”.
Este episódio bíblico é muito esclarecedor. Percebemos que o jovem se aproximou de Jesus a perguntar como herdaria a Vida eterna. Ele foi com o à-vontade de quem acreditava e praticava os mandamentos de Deus. Ele prostrou-se aos pés de Jesus, era um jovem crente. E Jesus assim o considerou também. Não o repreendeu nem o chamou de hipócrita como fez a alguns fariseus. mas sabia exactamente o que esse jovem precisava de saber e ouvir para poder herdar a Vida eterna ao lado de Deus. Sabia que o rapaz era sincero na sua pergunta. Também sabia exactamente o que ele não queria ouvir. Ainda assim amou-o e deu-lhe a Palavra. No versículo 21:
“Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me.”
Jesus sabia muito bem que esta Palavra era específica para este rapaz, porque as riquezas eram uma pedra de tropeço na vida dele. Ele confiava mais nelas do que em Jesus. Acontece muito isso com as pessoas que dizem amar e seguir Jesus. Mas na realidade estão suportadas pelo seus bens ou na força dos seus braços. Jesus não tem nada contra o facto das pessoas terem bens ou serem ricas, mas quando essas coisas afastam as pessoas de Deus e do caminho rumo à Vida eterna, Jesus não pode ficar indiferente e não deixa de nos avisar. Na Bíblia no versículo 26 e 27 os discípulos perguntam:
“Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo?”  Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”.
É impossível combatermos o nosso “eu” e mudarmos, sem a ajuda preciosa de Deus. Não temos estrutura espiritual, mental e física para o fazer. Quando tomamos consciência de que estamos a pecar o problema é que não sabemos como mudar, como o apóstolo Paulo descreve tão bem na sua carta aos Romanos 7: 18 a 20.
“Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.”
Mas Jesus ensina-nos na Bíblia que é a Palavra de Deus, como agir dentro da vontade de Deus. Ficamos também a conhecer Jesus Cristo e a saber o que é certo, e o que é errado aos olhos Dele. Aprendemos a colocar na prática tudo à luz do que Jesus Cristo diz na Bíblia. E descobrimos que temos um grande Ajudador e Consolador que se chama Espírito Santo.
No final deste episódio do jovem rico, percebemos que esse rapaz se afasta triste de Jesus. Nunca é fácil de reconhecer que estamos errados e alterar o nosso comportamento diante do que Jesus nos diz. Quando não diminuímos o nosso “eu”, para Jesus crescer dentro dos nossos corações ficamos parados ou desviados do verdadeiro Caminho que é Jesus Cristo, como Ele o afirma em João 14:6.

“Respondeu Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim.”
Jesus já sabia desta dificuldade que o rapaz iria ter, mas mesmo assim amou-o e deu-lhe a Palavra. Até parece um insucesso de Jesus; afinal Jesus Cristo é Deus e não conseguiu convencer este rapaz a andar no verdadeiro Caminho de santidade, e a libertar-se da sua pedra de tropeço que eram as riquezas. Neste caso eram as riquezas, mas pode ser qualquer outra coisa que se coloque acima de Jesus nas nossas vidas. Jesus não nos tira nunca nada, pelo contrário, e isso ficou claro para os discípulos e para quem leia na Bíblia o final deste episódio nos versículos 29 a 31:
“Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a Vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros”.
Esta é uma promessa de Jesus para nós. Dá-nos ânimo para nunca desistirmos de dar a Palavra de Deus às pessoas, mesmo quando assistimos às recusas delas, em quererem ouvir e aceitar o que temos de melhor para lhes dar. Mesmo quando somos insultados ou perseguidos por falarmos o evangelho de Jesus Cristo. Nós só temos de “ir e pregar” o verdadeiro evangelho. Tal como Jesus nos ensina sem esconder o que aparentemente poderá ser considerado um insucesso seu. Mas na realidade Jesus está a mostrar aqui que todos temos livre-arbítrio para poder escolher e que cabe a nós essa decisão.