O Senhor Jesus Cristo é Deus!

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus. Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
2ª Coríntios 4:1 a 5.

VERDADEIRAMENTE SOU UM CRISTÃO?

Como alguém que se diz cristão, pode saber realmente se o é? Para quem verdadeiramente acredita no Único Deus Criador de tudo, certamente tem a Bíblia, como a única e infalível Palavra de Deus revelada, e também como a única fonte de doutrina e regra de conduta moral. Leia esta advertência em Colossences 2:8,

“Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.”

Temos de ter o cuidado para não sermos escravizados, e também não escravizar ninguém, às doutrinas das religiões. Para não sermos enganados por elas, temos a obrigação de ler a Palavra de Deus, e a praticar a cada dia. Mateus 7:24 a 26.

“Portanto, quem ouve estas Minhas Palavras(a Bíblia) e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas Minhas Palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.

Onde podemos encontrar as Palavras de Jesus? Só na Bíblia, e são todas as palavras que estão escritas nela, porque tudo foi escrito por homens inspirados pelo Espírito Santo de Deus. O que significam as chuvas, ventos que deram contra a casa? São todos os tipos de problemas que surgem todos os dias, em todas as áreas da nossa vida. Para sabermos se estamos a ser pessoas prudentes (a ouvir e praticar a Bíblia), devemos fazer o que está escrito em 1ª Coríntios 11:28,

“Examine-se(perante a Bíblia) cada um a si mesmo…..”
 
E em 2ª Coríntios 13:5,

Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos.”

É correcto fazermos o que Deus nos ordena, então vamos nos expor ao que está escrito na Bíblia, para sabermos se somos verdadeiros cristãos, no que diz respeito a este mandamento de Jesus para nós, em Marcos 16: 15 a 18 está escrito,

“E disse-lhes(Jesus): “Vão pelo mundo todo e preguem o Evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for baptizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em Meu Nome expulsarão demónios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.

João 17:21

“Assim como me enviaste ao mundo, Eu(Jesus) os enviei ao mundo.”

1ª Tessalonicenses 2:13

“Também agradecemos a Deus sem cessar o fato de que, ao receberem de nossa parte a Palavra de Deus, vocês a aceitaram, não como palavra de homens, mas conforme ela verdadeiramente é, como Palavra de Deus, que actua com eficácia em vocês, os que crêem.”

Agora devemos ler e reler estas passagens, e compará-las com a nossa vida diária, desde que a decidimos entregar a Jesus, e Ele passou a ser o nosso único Senhor e Salvador. A nossa obrigação é: Pregar a Palavra de Deus ás pessoas, porque somos enviados por Jesus. Se elas ao receberem esta Palavra crerem, então as suas vidas serão transformadas. Tenho a certeza que agora mesmo, o seu “eu” está a analisar-se e a justificar-se insistentemente, com a finalidade de acalmar a sua consciência. Algumas das desculpas são:
  • “Não sei como fazer isso.”
  • “Não tenho jeito para fazer isso.”
  • “Quem tem de fazer isso são os que têm cargos na igreja, eu só sou um membro.”
  • “Não sei o suficiente da Bíblia para poder fazer isso.”
  • “O mundo é muito grande e eu sou só um.”
  • “Isto que Jesus falou, era só para aquelas pessoas naquele tempo.”
  • “Isto que está escrito não é bem assim, temos de interpretar e actualizar o contexto.”
  • “Sou muito ocupado com o meu trabalho e com a minha família, que Jesus me deu.”
  • “Eu já ajudo muita gente financeiramente, e também faço algumas acções de voluntariado para pessoas carenciadas.”
  • “Já sou muito velho para aprender e fazer isso.”
  • “Sou muito tímido.”
  • “Sou muito jovem, tenho de curtir a vida.”
  • “Estou na altura de ganhar dinheiro, para ter um futuro.”
  • “Ninguém quer ouvir sobre Jesus, porque  cada um tem a sua religião, e devemos respeitar isso.”
  • “Eu acho melhor não falar da minha fé em Jesus, para evitar problemas.”
  • “Eu sou um simpatizante das Palavras de Jesus, mas sou não praticante.”— Um INSENSATO!
Existem mais desculpas, e cada um de nós sabe delas melhor que ninguém, por isso: “Examine-se cada um a si mesmo…..”, e decida começar a fazer as coisas da maneira que Jesus manda. De todo o seu coração e com toda a sua sinceridade, comece por parar de arranjar desculpas, depois arrependa-se dos seus pecados, e então peça ao Espírito Santo que o ajude, e o capacite a fazer o que Jesus ordena. Por outro lado, há aquelas pessoas que dizem, que já fazem tudo o que Ele manda, estas devem examinar a sua maneira de agir, e ver se ela realmente está de acordo com a sã doutrina. Por exemplo: O que você tem pregado? O verdadeiro Evangelho de Jesus, ou uma versão mais leve e moderna que é a interpretação dele, feita pelas religiões deste mundo? Veja a ordem de Jesus, no evangelho de Mateus 4:17 diz:

“Daí em diante Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo.”

Leia agora a obediência dos seguidores de Jesus, Marcos 6:12,13.

“Eles saíram e pregaram ao povo que se arrependesse. Expulsavam muitos demónios e ungiam muitos doentes com óleo, e os curavam.”

1ª carta a Timóteo 6: 3 a 5,

“Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre aqueles que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.”

Você tem pregado uma mensagem de arrependimento? Tem expulsado demónios? Tem ungido doentes com óleo, e estes têm sido curados? Você realmente tem ensinado a sã doutrina de Jesus? Quando você prega, as pessoas não gostam ou reclamam a dizer que você é muito radical, fundamentalista e intolerante? Você já perdeu amizades por causa da sua fé em Jesus? A sua família é contra a sua posição de fé? No seu dia-a-dia, as pessoas o descriminam por causa da sua fé? Se as suas respostas a estas perguntas foram “ sim”, então alegre-se muito, porque certamente você é um BEM-AVENTURADO, segundo a opinião de Jesus. Leia em Mateus 5:10 a 12,

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. “Bem-aventurados serão vocês quando, por Minha causa(de Jesus), os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.”

Em Lucas 6:22,23, Ele fala mais sobre este assunto:

Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem(Jesus). Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a sua recompensa no céu. Pois assim os antepassados deles trataram os profetas.”

Jesus já nos tinha avisado que iríamos ter aflições neste mundo, por causa da nossa fé Nele, leia Lucas 21:12 a 19,

“Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do Meu Nome(Jesus). Será para vocês uma oportunidade de dar testemunho. Mas convençam-se de uma vez de que não devem preocupar-se com o que dirão para se defender. Pois Eu(Jesus) lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer. Vocês serão traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte. Todos odiarão vocês por causa do Meu nome. Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá. É perseverando que vocês obterão a Vida(Eterna).”

João 15:15 a 27

“Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes Me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas Eu(Jesus) os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. Lembrem-se das palavras que Eu lhes disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se Me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à Minha Palavra, também obedecerão à de vocês. Tratarão assim vocês por causa do Meu nome, pois não conhecem Aquele(Deus Pai) que me enviou. Se Eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado. Aquele que Me odeia, também odeia o Meu Pai. Se Eu não tivesse realizado no meio deles obras que ninguém mais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles as viram e odiaram a Mim e a Meu Pai. Mas isto aconteceu para se cumprir o que está escrito na Lei deles: ‘Odiaram-me sem razão’ . “Quando vier o Conselheiro, que Eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito(Santo) da verdade que provém do Pai, Ele testemunhará a Meu respeito. E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio.”

Romanos 8:31 a 34

“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou Seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com Ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.” 

Leia e releia atentamente estes versículos, reflicta neles e far-se-á luz no seu coração, e certamente surgirá esta pergunta: E o que devemos fazer perante todas estas situações? Sugiro que leia os  textos já publicados da série: “Porque as pessoas estão contra a sua fé?” Clique aqui!